Calendario IPVA 2024

Dois russos fogem do serviço militar, chegam ao Alasca de barco e pedem asilo nos EUA

Por Redação em 07/10/2022 às 02:16:17
Milhares de russos fugiram para o exterior para evitar serem recrutados para a guerra na Ucrânia. Navio de cruzeiro passa pelo Canal Gastineau em direção ao centro de Juneau, no Alasca

Becky Bohrer / AP Photo

Dois cidadãos russos que fugiram do serviço militar pediram asilo nos Estados Unidos depois de chegar de barco ao Alasca, inormaram autoridades nesta quinta-feira (6).

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou no mĂȘs passado uma mobilização militar parcial para a guerra de Moscou na Ucrânia. Dezenas de milhares de homens fugiram para o exterior para evitar serem recrutados.

O gabinete da senadora Lisa Murkowski, que representa o Alasca, disse que os dois russos alegaram estar buscando asilo para evitar o serviço militar obrigatório. Eles foram encontrados perto de uma cidade do Alasca a cerca de 64 km da costa russa.

A mobilização de Putin provou ser um dos movimentos mais impopulares de Moscou, provocando protestos em cidades e regiões de todo o paĂ­s. A invasão russa da Ucrânia, iniciada em 24 de fevereiro, começou a se desfazer depois que uma contra-ofensiva ucraniana recuperou milhares de quilômetros quadrados de território no mĂȘs passado.

O governador do Alasca, Mike Dunleavy, disse que os dois indivĂ­duos vieram da RĂșssia em um barco e estavam sendo interrogados.

"Nós não prevemos um fluxo contĂ­nuo de indivĂ­duos ou uma flotilha de indivĂ­duos. Não temos nenhuma indicação de que isso vĂĄ acontecer, então isso pode ser Ășnico", disse Dunleavy em comunicado.

A embaixada russa em Washington estĂĄ ciente do caso e planeja ter uma conversa telefônica com os dois cidadãos em breve, disse uma porta-voz da missão, segundo a agĂȘncia de notĂ­cias Tass.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania