Calendario IPVA 2024

Dia Mundial da Voz: Alterações vocais podem significar problemas de saúde, ressalta médico

Por Redação em 16/04/2022 às 15:56:07
Depressão, tosse, problemas gastrointestinais e Parkinson estão entre as doenças. Neste sábado (16), é celebrado o dia mundial da voz. Professores são uma das profissões que mais exigem da voz

Mayke Toscano/Gcom-MT

As alterações na voz podem ser um sinal para doenças, alerta é o médico gastrocirurgião e endoscopista médico Eduardo Grecco. Entre as alterações que podem se manifestar com as alterações na voz estão as doenças gastrointestinais e Parkison.

Segundo o médico, tosse e depressão também estão entre os problemas.

Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Telegram

De acordo com o médico, o jeito de evitar doenças que são causadas pela voz é evitando o consumo de bebidas alcoólicas. O gastrocirurgião afirma que é necessário tomar água regularmente, evitar ar condicionado. Comidas apimentadas e refeições quentes também devem ser evitadas.

O médico destacou também que as alterações da voz podem ser provocadas pelo envelhecimento. "Assim como todo nosso organismo tem alterações, e em homens e mulheres há alterações diferentes e é importante que os cuidados como a hidratação sejam realizados desde cedo para que não ocorra lesões nas cordas vocais", disse.

Uma das principais doenças que podem causar alterações na voz é o refluxo.

A doença gastrointestinal é caracterizada pelo retorno do suco gástrico ácido do estômago pelo esôfago. Segundo o médico, essa inflamação se dá no esôfago como um todo e isso faz com que a mucosa também fique inflamada. Em alguns pacientes, esse edema pode apresentar um edema nas cordas vocais, o que pode provocar rouquidão.

Dia Mundial da Voz alerta sobre o câncer de laringe

Voz e profissão

Professor, apresentador, cantor e radialista usam muito a voz para exercerem o seu trabalho. O g1 conversou com profissionais que usam a voz como ferramenta a principal ferramenta de trabalho.

Jornalista Luzimar Collares apresenta diariamente o programa Primeira Página e o MT2

TV Globo

A jornalista Luzimar Collares trabalha pela manhã como apresentadora do programa Primeira Página, da Centro América FM, e, no início da noite apresenta o MT2, na TV Centro América, ela mantém uma rotina de cuidados diários com a voz.

Sobre a rotina, ela conta que no trajeto, nas primeiras horas da manhã, já começa a fazer exercícios de aquecimento vocal. "Sigo as orientações da nossa fonoaudióloga, Ariane Alves, que atende os profissionais da rádio e TV Centro América, os exercícios ajudam muito também quando estou com a voz cansada. Além disso, evito tomar bebidas geladas e evito gritar", destacou.

Vocalista do grupo de pagode Duguetto, Renan Lemes

Divulgação

O vocalista do grupo de pagode Duguetto, Renan Lemes, também falou sobre sua rotina para manter a saúde da voz. Segundo ele, depois de um intenso show se cuida fazendo inalação para hidratar a voz. Além disso, usa alguns métodos de gargarejo. "Isso me ajuda muito para realizar minhas apresentações", completou.

Meus cuidados com a voz são diários, pois acredito que a fala é um conjunto de som, entonação, articulação, intensidade e ritmo, mas não só isso. Aprendizado que fui adquirindo ao longo do tempo em consulta com fonoaudióloga. Aliás, na nossa empresa temos a Dra. Ariane Alves que é incrível e muito competente.

Ricardo Beep é locutor da Centro América FM

Reprodução

Manter a rotina de exercícios é o desafio enfrentado pelo comunicador Ricardo Beep, ele é locutor da Centro América FM e também é acompanhado pela fonoaudióloga Ariane Alves.

"Independentemente da forma como se fala, a característica principal deve ser, a eficiência em se fazer compreender. Quando percebo que está ficando no automático, apenas no processo mecânico, sinto a necessidade dos exercícios que são: respiração diafragmática, fortalecimento da língua e dicção, disse.

Segundo Beep, manter a rotina dos exercícios é como ir à academia. "Deixou de fazer uma semana, perde a performance", afirmou.

Ele já atua no ramo há 25 anos e afirma que a voz é o seu principal instrumento de trabalho. Segundo ele, a fala inclui gestos, postura corporal e expressões faciais.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania