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Consórcio de empresas de SP vence licitação para construir BRT na Grande Cuiabá; governo pagou dívida do VLT para troca de modal

Por Redação em 17/03/2022 às 17:56:38
 Anteprojeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Anteprojeto do BRT em Cuiabá e Várzea Grande

Proposta de R$ 468 milhões saiu vencedora. Segundo o governo, o valor foi 2,5% menor que o previsto.


O Consórcio Construtor BRT Cuiabá, composto por três empresas de São Paulo, venceu nesta quinta-feira (17) a licitação para a construção da novo modal de transporte da capital e de Várzea Grande, com uma proposta de R$ 468 milhões.

O processo licitatório para a construção do Ônibus de Transporte Rápido (BRT) foi na modalidade RDC - Regime Diferenciado de Contratação -, instituído em 2011 pelo governo federal para acelerar as obras da Copa do Mundo de 2014.

O consórcio vencedor deve apresentar todos os projetos necessários para as obras, entre eles de desapropriação, assim como obter licenças e adquirir veículos que serão usados no BRT. A previsão de construção é de 24 meses.

A licitação foi feita após o governo optou pelo BRT em detrimento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), após quitar toda a dívida do financiamento para as obras do metrô. O VLT foi escolhido como modal de transporte para receber a Copa em 2012 e ficou em construção até 2014.

O resultado foi questionado pelo Consórcio Mobilidade MT, segundo colocado no processo licitatório.

O consórcio vencedor é formado pelas empresas: Nova Engevix Engenharia e Projetos S.A.; Heleno & Fonseca Construtécnica S.A. e Cittamobi Desenvolvimento em Tecnologia Ltda.

Foi dado o prazo de 24 horas para a apresentação da documentação necessária para a homologação do resultado.


Projeto do BRT abrange áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, diz governo — Foto: Governo de Mato Grosso
Projeto do BRT abrange áreas centrais de Cuiabá e Várzea Grande, diz governo


O consórcio vencedor apresentou uma proposta de R$ 468.031.500.531,82 para a execução do BRT. Segundo o governo, o valor é 2,59% a menos que o valor de referência, que era de R$ 480.500.531,82.

O anteprojeto do BRT contempla a construção de 46 estações, dois terminais em Cuiabá (Coxipó e CPA), reconstrução do Terminal André Maggi (Várzea Grande) e prevê a construção de um viaduto para passagem do BRT (rotatória das avenidas Fernando Corrêa da Costa com Beira Rio) e de uma ponte sobre o Rio Coxipó, parque linear e requalificação do Largo do Rosário (ao lado do Morro da Luz).

Segundo o governo, além disso, todas as obras de infraestrutura realizadas anteriormente para o VLT serão aproveitadas.


Projeto do BRT abrange construção de parque linear em Cuiabá — Foto: Governo de Mato Grosso
Projeto do BRT abrange construção de parque linear em Cuiabá


Entre as vantagens do BRT, segundo o estado, estão tarifa mais acessível em relação à do VLT, a possibilidade de expansão para outras regiões e custo menor de construção.

Além disso, os demais ônibus de Cuiabá e Várzea Grande poderão utilizar o novo corredor, trazendo melhorias para a mobilidade urbana da região, argumenta o governo.

Fonte: G1

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