Empresa deverá informar, em 10 dias, a relação atualizada dos municípios que oferecem esse tipo de transporte e a quantidade de motoristas cadastrados e ativos na plataforma. Usuários de transporte por aplicativo reclamam dos constantes cancelamentos de corridas
Reprodução EPTV
O Procon de Mato Grosso notificou, nesta segunda-feira (7), o aplicativo de transporte Uber e pediu explicações sobre o alto número de cancelamento e demora para a aceitação das corridas no estado. A empresa tem 10 dias para repassar as informações solicitadas.
O g1 entrou em contato com a Uber, mas não obteve retorno até esta publicação.
De acordo com o Procon, a notificação foi motivada por inúmeras notícias e relatos nas redes sociais de transtornos enfrentados pelos consumidores em relação ao serviço oferecido pela empresa.
Conforme a notificação, a empresa deverá informar a relação atualizada dos municípios de Mato Grosso que disponibilizam esse tipo de transporte e a quantidade de motoristas cadastrados e ativos na plataforma, por município.
Também deverá encaminhar dados sobre o valor médio cobrado por categoria nos últimos 12 meses e o tempo médio de espera do consumidor para o embarque, por município e categoria.
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O Procon pediu ainda que a Uber explique os critérios para cancelamento de viagem - por motoristas e pelos consumidores - e quais são as penas aplicadas em caso de cancelamento.
O aumento no número de cancelamentos de viagens realizados pelos motoristas cadastrados nos aplicativos e as reclamações relatadas pelos consumidores também deverão ser esclarecida.
A notificação foi encaminhada para a sede da Uber do Brasil, localizada em São Paulo, e para o escritório da empresa em Mato Grosso, localizado em Cuiabá.
Segundo o Procon, caso sejam constatadas irregularidades, a empresa poderá receber sanções, conforme determina o Código de Proteção e Defesa do Consumidor (CDC).