Calendario IPVA 2024

Pacheco ganha apoio do MDB, mas perde voto de três senadores dentro do próprio partido, o PSD

Por Redação em 31/01/2023 às 19:10:11
Expectativa é de que nove parlamentares do MDB votem em Rodrigo Pacheco. Nelsinho Trad, Lucas Barreto e Dr. Samuel Araújo divergem do PSD e anunciam apoio a Rogério Marinho. Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Rogério Marinho (PL-RN) vão disputar presidência do Senado


O MDB declarou nesta terça-feira (31), um dia antes da eleição do Senado, apoio ao atual presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). O partido faz parte da base aliada do governo Lula, que trabalha pela reeleição de Pacheco.

Apenas uma senadora da legenda, Ivete da Silveira (MDB-SC), disse que vai escolher o adversário de Pacheco na eleição, Rogério Marinho (PL-RN).

A expectativa é de que os outros nove senadores da sigla votem em Pacheco.

Como a votação é secreta, por mais que um partido feche questão em torno do nome de um candidato, traições costumam acontecer.

A eleição está marcada para esta quarta-feira (1º), às 16h.

'Traições' no PSD: Três senadores do partido de Rodrigo Pacheco, o PSD, anunciaram que votarão no principal adversário do mineiro na disputa, Rogério Marinho.

Nelsinho Trad (PSD-MS), que era líder da bancada, Lucas Barreto (PSD-AP) e Dr. Samuel Araújo (PSD-RO) declararam voto ao lado de Marinho em coletiva de imprensa.

O PSD é a maior bancada da Casa, com 15 senadores.

Uma liderança do PL disse, nos bastidores, que espera 7 votos do partido do Pacheco.

Contudo, a sigla ainda faz parte da base do governo, que apoia o atual presidente do Senado.

Votos do União Brasil: Na segunda (30), o líder do partido e principal cabo eleitoral de Pacheco, Davi Alcolumbre (União-AP), anunciou independência da bancada.

Isso aconteceu porque ao menos dois senadores da legenda devem votar em Marinho.

Os votos contra Rodrigo Pacheco no União Brasil devem vir dos senadores Alan Rick (AC) e Sérgio Moro (PR).

Veja como está a divisão dos partidos

Apoio à reeleição de Rodrigo Pacheco: até agora seis partidos declararam apoio ao senador mineiro. As bancadas representam 42 senadores, mas nem todos os parlamentares devem seguir o voto defendido por suas legendas. Confira a seguir:

PSD: 15 senadores;

MDB: 10 senadores;

PT: 9 senadores;

PDT: 3 senadores;

PSB: 4 senadores;

Rede: 1 senador.

Apoio à eleição do senador Rogério Marinho: por enquanto, três partidos declararam ser favoráveis a Marinho. Juntos, eles somam 23 senadores. O número de votos pode aumentar, pois senadores de outras siglas já anunciaram apoio à sua candidatura. Veja abaixo:

PL: 13 senadores;

PP: 6 senadores;

Republicanos: 4 senadores.

Partidos independentes: outros três partidos declararam independência da bancada, sem orientação para a escolha entre os candidatos à presidência do Senado. As legendas somam 16 senadores. Confira quais são:

União Brasil: 9 senadores;

Podemos: 4 senadores;

PSDB: 3 senadores.




Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania