Calendario IPVA 2024

'Nossa oração e gratidão', diz arcebispo de Cuiabá sobre a morte do Papa Bento XVI

Por Redação em 31/12/2022 às 12:45:30
O Papa Bento XVI morreu neste sábado (31), aos 95 anos; o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano. Papa Emérito Bento XVI morre aos 95 anos

Dom Mario Antônio, arcebispo metropolitano de Cuiabá, lamentou, por meio de nota de pesar, a morte do Papa Emérito Bento XVI. (Leia abaixo).

"Nossa oração e gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI. Paz Eterna a esse homem de Deus", diz trecho da nota.

O Papa Bento XVI, morreu neste sábado (31), aos 95 anos, após passar por uma piora repentina de saúde nos últimos dias. A informação foi confirmada pelo Vaticano no Twitter.

O Padre Padre Deusdédit Monge, vigário geral da Arquidiocese de Cuiabá, também se manifestou e disse que "Bento XVI deixa uma marca na igreja, pois, como ninguém conseguiu, ele uniu fé e razão, e deixa um legado maravilhoso, sobretudo, através dos seus documentos".

Bento XVI abençoa os fiéis ao passar pela Praça de São Pedro, no Vaticano, depois de audiência geral semanal, em outubro de 2012

Andrew Medichini/Associated Press via Estadão Conteúdo/Arquivo

A saúde de Joseph Ratzinger vinha se debilitando nos últimos anos. O Vaticano havia dito nesta sexta-feira (30), em um comunicado, que sua condição era grave, mas estável, com atenção médica constante. Desde a renúncia, em 10 de fevereiro de 2013, o teólogo alemão vivia em um pequeno mosteiro no Vaticano.

Embora o gesto mais marcante de seu pontificado tenha sido a própria renúncia, os quase oito anos no comando da Igreja Católica também foram marcados por textos teológicos de fôlego, uma linha conservadora nas questões morais, e escândalos de disputas políticas e vazamentos de documentos do Vaticano – os chamados Vatileaks.

“Houve tempos difíceis, mas sempre Deus me guiou e me ajudou a sair, de modo que eu pudesse continuar o meu caminho”, disse Ratzinger no seu aniversário de 90 anos, já aposentado.

Conheça a trajetória de Bento XVI

Renúncia ao papado

Papa Bento XVI surpreendeu o mundo quando anunciou sua renúncia, em latim, durante uma reunião rotineira com os cardeais presentes em Roma. Muitos papas da era moderna chegaram a cogitar a renúncia por motivos de saúde, entre eles Paulo VI e João Paulo II, mas nenhum deles havia concretizado essa decisão.

Na ocasião, aos 85 anos, Bento XVI disse que o motivo para deixar o cargo era a falta de forças na mente e no corpo.

Infância e adolescência

Foto tirada em 1943, durante a Segunda Guerra Mundial, de Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI, quando trabalhava como assistente da Força Aérea alemã

AFP PHOTO/KNA

Joseph Aloisius Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, município do estado da Baviera, na Alemanha, e cresceu durante o período em que o regime nazista ganhou força na região. Seus primeiros anos de vida, até a adolescência, foram passados em Traunstein, perto da fronteira com a Áustria. Foi na região que o futuro papa começou sua formação cristã e cultural.

Ele chegou a participar da Juventude de Hitler durante a adolescência, o que gerou polêmica após sua eleição – a participação no movimento era obrigatória desde 1939 e o Vaticano justifica que, assim que pôde, o jovem Ratzinger optou pelo seminário.

Em 1943, já mais para o fim da Segunda Guerra Mundial, Ratzinger e seus colegas de seminário foram convocados para os serviços auxiliares antiaéreos. Ele não chegou a participar das batalhas devido a uma infecção em um dos dedos, que não permitiu que ele aprendesse a atirar.

Foi ordenado padre em 1951 e bispo em 1977. No mesmo ano, o Papa Paulo VI o nomeou cardeal. Nunca deixou de escrever e dominava seis idiomas: alemão, italiano, francês, latim, inglês e castelhano, além de ter conhecimentos de português.

Chegou a ser arcebispo de Munique, na Alemanha, e de 1981 a 2005 ocupou o cargo de Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé, tornando-se braço direito do Papa João Paulo II, no comando das questões morais. O objetivo desse escritório vaticano é justamente prezar pela manutenção das tradições e pela conservação das doutrinas católicas.

Nota de pesar Dom Mario

Com pesar informamos que o Papa Emérito Bento XVI faleceu hoje às 9h34, no Mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. O corpo do Papa Emérito estará na Basílica de São Pedro para a saudação dos fiéis, a partir da segunda-feira (2). O funeral será na quinta-feira (5), às 9h30, na Praça São Pedro, presidido pelo Papa Francisco.

Nossa oração e gratidão pelo testemunho do Papa Bento XVI. Recordemos do Papa em nossas Celebrações. Paz Eterna a esse homem de Deus.

Dom Mário Antonio - Arcebispo Metropolitano de Cuiabá.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania