Calendario IPVA 2024

Na fronteira com o Uruguai, Santana do Livramento registra movimento de turistas em meio à pandemia

Por Redação em 13/06/2020 às 21:37:37

Destino dos turistas é a cidade de Rivera, onde há os free shops. Os veículos foram pulverizados por agentes sanitários do governo uruguaio. Em Rivera, governo uruguaio fez barreiras de sanitização nos carros brasileiros

Reprodução/Sentinela 24 horas

Mesmo em meio a pandemia de coronavírus, neste sábado (13) a cidade de Santana no Livramento, na Fronteira Oeste do RS, registrou movimento de turistas de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O destino é a cidade uruguaia Rivera, no qual Livramento faz fronteira, e há os free shops.

Com movimento intenso a intendência da cidade uruguaia montou barreiras sanitárias para pulverizar os veículos que passaram pela Praça Internacional antes de chegar a Avenida Sarandi, onde estão a maioria das lojas.

De acordo com Gustavo Guedes, coordenador do Centro de Emergência Departamental de Rivera, somente neste sábado passaram pela barreira sanitária cerca de 1000 carros, transportando 3500 pessoas.

Ainda segundo Guedes, 500 pessoas foram atendidas pelos profissionais no posto médico móvel estacionado no lado uruguaio da Praça.

"Também entregamos máscaras, controlamos a distância de um metro e meio pelo menos entre uma pessoa e outra e evitamos multidões. Cerca de 50 pessoas trabalharam nas duas barreiras sanitárias, uma na [rua] 33 Orientales e outra na [rua] Agraciada, e também percorremos o micro-centro em reforço a campanha de conscientização A Fronteira se Protege" ressaltou o diretor do CECOED.

A Prefeitura de Santana do Livramento ainda estuda como agir, já que agora a cidade passou a fazer parte de uma região em bandeira vermelha no modelo de distanciamento controlado do governo do Rio Grande do Sul.

Na sexta-feira (12), o prefeito Ico Charopen já havia anunciado que a partir de segunda-feira (15) as entradas de Santana do Livramento pela BR-293 terão barreiras sanitárias nos mesmos moldes da que já está em funcionamento no posto da Polícia Rodoviária Federal na BR-158.

Na última semana, a secretaria municipal de saúde de Livramento fechou um posto de saúde após uma enfermeira da unidade testar positivo pra Covid19. A prefeitura testou os 33 funcionários e 10 testaram positivo pra doença.

A partir de segunda (15) a unidade volta a funcionar, mas com horário e equipe reduzida, segundo o secretário municipal de saúde, Éder Fialho.

"A equipe de estratégia do [Posto de Saúde] Armour é a equipe mais afetada nesse momento. Dos 33 servidores, temos 11 servidores contaminados. A partir de segunda-feira [15] nós faremos o sistema de rodízio: na primeira semana vai trabalhar a equipe três, na segunda semana a equipe dois e na última semana a equipe um. Vamos também fazer horário reduzido de atendimento de seis horas, sem intervalo ao meio dia. As consultas eletivas, e as consultas com dentistas estarão canceladas. Nós vamos manter os atendimentos aos pacientes com problemas respiratórios e trocas de curativos" informou Fialho.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, até a noite deste sábado, Livramento registra 60 casos confirmados e uma morte por coronavírus.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania