Calendario IPVA 2024

Coreia do Sul vence Portugal, tira Uruguai da Copa e vai enfrentar o Brasil nas oitavas

Por Redação em 02/12/2022 às 21:28:28
Uruguai, que venceu Gana por 2 a 0, com gols de Arrascaeta, perdeu a vaga para seleção sul-coreana nos critérios de desempate. Coreia surpreende Portugal e vai enfrentar o Brasil nas Oitavas-de-final

A Coreia do Sul venceu Portugal, de virada, tirou o Uruguai da Copa e ainda conquistou o direito de enfrentar o Brasil nas oitavas de final.

Com a vaga já garantida, Portugal entrou com um time misto em campo. E Cristiano Ronaldo. Os colegas dele começaram aproveitando bem a oportunidade. Passe de Dalot para Ricardo Horta, dois jogadores reservas. Portugal 1 a 0 logo aos quatro minutos.

No outro jogo da chave, a primeira emoção foi aos 17. Pênalti para Gana, que àquela altura poderia até se classificar com um empate. Cobrança de Andre Ayew, defesa de Rochet.

Se os ganeses já lamentavam o erro, piorou 5 minutos depois, quando Arrascaeta aproveitou a rebatida do goleiro e fez 1 a 0. Foi o primeiro gol uruguaio nesta Copa do Mundo. Festa no estádio e em todo o Uruguai porque este resultado naquele momento classificava o time para as oitavas de final.

Quase ao mesmo tempo, no outro estádio, Kim Young Gwon aproveitou a assistência involuntária de Cristiano Ronaldo e fez 1 a 1 para a Coreia do Sul, que ainda precisava de uma virada para voltar a ter chances de seguir na competição.

Mas nem deu para comemorar muito, lá veio o Arrascaeta de novo. O meia comandava o time uruguaio em seu primeiro jogo como titular e dessa vez chutou para fazer 2 a 0. No segundo tempo, o Uruguai seguiu criando chances, que mais tarde fariam muita falta.

No outro jogo, Cristiano Ronaldo caminhava lentamente com aquela cara de quem não gosta de um banco de reservas e discutindo com um coreano, que cobrava pressa para o português deixar o campo.

“Eu mandei ele se calar porque não era nenhuma autoridade, não tem que opinar nada. Mas tudo bem, não precisa de polêmica, era o calor do jogo”, explica Cristiano Ronaldo.

Não havia mais o CR7 em campo, mas logo o outro camisa 7 mudaria a história do jogo e de todo o Grupo H. Antes, na outra partida, polêmica: Darwin Núñez caiu na área, a decisão de campo foi mandar seguir, mas o VAR pediu revisão. O árbitro não aceitou a sugestão e irritou o Uruguai inteiro.

Suárez, que já havia levado amarelo por reclamação no lance, logo iria mudar a expressão para desespero. A temida notícia chegou: virada da Coreia do Sul.

Quarenta e cinco minutos do segundo tempo: contra-ataque rápido e bola no pé de Son Heung-Min. Do camisa 7, o craque do time, o passe para Hwang Hee-Chan só tirar do goleiro Diogo Costa.

Apesar de as partidas terem começado no mesmo horário, o fim não foi sincronizado. A Coreia do Sul ganhou no estádio Cidade da Educação, mas teve de esperar longos e tensos minutos para enfim comemorar a vaga.

“Foram os seis minutos mais longos da minha vida”, disse Son Heung-Min.

Com mais um gol, o Uruguai avançaria para as oitavas de final nos critérios de desempate. E quanta coisa aconteceu nessa batalha dos acréscimos. Os coreanos só podiam acompanhar de longe.

Teve pênalti pedido depois de um lance entre Cavani e Seidu, o chute de Maxi Gomes que Ziggy mandou para escanteio. Foram oito minutos de sofrimento, suspense, pressão. Até o apito final.

Muito choro e revolta do lado uruguaio. Cavani derrubou a TV do VAR na saída do túnel, uma vitória com eliminação difícil de assimilar.

“Sem dúvida, hoje nos preparamos para dar um passo e poder classificar e pagamos caro, muito caro. Estamos tristes porque demos tudo em campo. Saímos para buscar a vitória, fizemos 2 gols. E um resultado que não dependia da gente nos deixou fora”, relata Arrascaeta.

Portugal terminou em primeiro lugar no grupo, mesmo com a derrota e viu no campo, o choro genuíno do craque Son e de tantos sul-coreanos que gritaram e acreditaram até o fim.

Agora está decidido: é Brasil e Coreia do Sul nas oitavas de final. E que a imagem da seleção fazendo 'peixinho' no estádio Cidade da Educação tenha sido o último momento de comemoração deles nesta Copa do Mundo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania