Calendario IPVA 2024

Programa de combate à LGBTfobia é lançado em Maceió; veja detalhes

Por Redação em 22/11/2022 às 15:50:57
Objetivo é combater desigualdades e discriminações à população LGBTQIA+ através de ações em áreas como assistência social, educação, saúde e cultura. Prefeitura de Maceió lança programa para inclusão da população LGBTQIA+ e combate ao preconceito

Pixabay

A Prefeitura de Maceió lançou nesta terça-feira (22) o Programa de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de Enfrentamento à Discriminação de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e todas as outras identidades de gênero. O programa foi publicado no Diário Oficial do Município.

De acordo com a prefeitura, o objetivo é combater as desigualdades e discriminações à população LGBTQIA+ através de políticas públicas de inclusão em áreas como assistência social, educação, saúde e cultura.

Ainda não há prazo para as ações começarem a ser colocadas em prática. De acordo com a prefeitura, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) e o Conselho Municipal de Direito e Cidadania LGBT vão monitorar e avaliar as ações do programa.

LEIA TAMBÉM:

2,9 milhões de brasileiros se declaram homossexuais ou bissexuais, aponta IBGE

Segundo o coordenador da Diversidade Sexual da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), Rafael Gomes, o plano foi criado em conjunto com o Conselho na IV Conferência Municipal LGBTI+.

“Essas ações foram estabelecidas por representantes da sociedade civil e do poder público para que o Município tenha formas de combater a LGBTfobia. Este plano reflete o esforço na busca de políticas públicas que venham atender às necessidades e direitos da população LGBT e outras identidades de gênero”, explicou Rafael.

O programa prevê ações como:

Capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação e segurança pública para garantia dos direitos no atendimento da população LGBTQI+;

Propor Projeto de Lei no legislativo para a normatização da utilização de banheiro público de forma a garantir sua utilização por pessoas transexuais e travestis;

Capacitação de conselheiros tutelares para garantia de direitos de crianças e adolescentes para uma atuação não LGBTfóbica e para o reconhecimento dos direitos sexuais;

Executar e apoiar eventos culturais voltados à população LGBTQIA+;

Implementação das ações de enfrentamento a epidemia de HIV/AIDS e outras IST de acordo com as especificidades da comunidade LGBTQIA+, incentivando a testagem precoce e garantindo o acesso permanente a preservativo masculino e feminino e gel lubrificante.

Entenda o que significa a sigla LGBTQIA+

Mais que uma letra: entenda o que significa a sigla LGBTQIA+

Veja mais notícias da região no g1 AL

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania