Calendario IPVA 2024

Cavalgada 2022 deve ter mais de 150 agentes fazendo a segurança em Rio Branco

Por Redação em 18/07/2022 às 20:34:00
Sejusp apresentou esquema de segurança para a Cavalgada e Expoacre 2022. Dentre as determinações está a que presos monitorados por tornozeleiras eletrônicas não podem participar dos eventos. Esquema de segurança montado para a Expoacre e cavalgada foi apresentado pela Segurança Pública

Eldérico Silva/Rede Amazônica Acre

A Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) apresentou, nesta segunda-feira (18), o esquema de segurança montado para a Cavalgada e a Expoacre 2022. A abertura da feira agropecuária, feita com uma cavalgada saindo da Gameleira até o Parque de Exposições Wildy Viana, no dia 30 de julho, vai contar com 160 agentes.

LEIA TAMBÉM:

Expoacre 2022: Confira programação de shows, rodeio, motocross, prova de laço e mais

Comitê recomenda carteira de vacinação e uso de máscaras para entrada de público na Expoacre

Expoacre 2022 terá posto de vacinação contra a Covid-19; inscrições para a Cavalgada começam dia 20

Policiais militares, civis, penais, bombeiros, agentes de trânsito e equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estarão fazendo a segurança na Cavalgada. Este ano, as comitivas não seguem até o Parque de Exposições, apenas cavalos e quadriciclos.

Segundo a organização, a concentração se dará na Gameleira para as comitivas e na Via Chico Mendes, na proximidade da rotatória do Arasuper, para os cavalos. A expectativa de público para a Expoacre é de 10 a 30 mil pessoas.

A Expoacre começa no dia 30 de julho e termina dia 7 de agosto com exposição de produtos, shows dos cantores Wesley Safadão, Maiara e Maraísa, Netto e Henrique, João Gomes, Tarcísio do Acordeon e Vítor Fernandes, rodeio, prova de vaquejada, prova de motocross e prova de laço em dupla, provas de tambor, entre outras atrações.

Além da Cavalgada, a Sejusp falou também sobre as medidas adotadas este ano para garantir a segurança dos participantes. Entre as novidades apresentadas está a proibição da participação e permanência de presos monitorados com tornozeleiras eletrônicas na cavalgada e também no Parque de Exposições, exceto se estiverem trabalhando.

A fiscalização, acompanhamento e retirada dessas pessoas serão feitos pela Polícia Penal. "A Polícia Penal que tem esse controle. A partir do momento em que for identificado será notificado e não poderá permanecer no espaço do parque e será convidado a se retirar", destacou o comandante da Polícia Militar, coronel Paulo César.

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel Paulo Cézar dos Santos, explicou que o efetivo também vai aumentar nas noites de feira. A segurança do interior e exterior do parque deve contar com 226 agentes, além do policiamento ordinário que é feito diariamente.

Segurança será reforçada na cavalgada e nas noites da feira

Alexandre Noronha/Secom/Arquivo

Ele falou também que a Delegacia Itinerante, montada no Parque de Exposições em anos anteriores, vai receber os flagrantes feitos na feira. Será montada ainda uma Sala de Acolhimento à Mulher e Crianças Vítimas de Violência.

"Além da segurança interna, temos os acessos que estão entre as principais preocupações em relação ao trânsito. Nesse sentido, não apenas a Polícia Militar, como a Ciftran [Coordenadoria Integrada de Fiscalização de Trânsito], que é a unidade de trânsito do Detran-AC, e a RBTrans estarão reforçando no sentido de garantir fluidez e evitar acidente. Além do policiamento convencional, o policiamento é realizado pela Polícia Militar e, consequentemente, as medidas a título do que já aconteceu nos últimos anos que a feira agropecuária seja um exemplo de paz e tranquilidade", frisou.

Medidas adotadas

Outra novidade adotada esse ano é a proibição da venda de bebidas alcoólicas em garrafas de vidro.

"É uma festa, queremos que as pessoas participem com bastante amor, tranquilidade e que não façam uso excessivo de bebida alcoólica, que estejam próximos das suas crianças. Pedimos sempre a compreensão de que, qualquer iminência de um provável problema, que peça ajuda de algum agente da segurança pública", pontuou o diretor Operacional da Segurança da Polícia Militar, tenente-coronel Atahualpa Rivera.

No último dia 8, o Comitê de Acompanhamento Especial da covid-19 no estado definiu, em reunião extraordinária, as medidas de prevenção que devem ser adotadas durante a Expoacre, Expojuruá, e no âmbito das escolas da rede estadual de educação. Dentre as determinações está a cobrança da carteira de vacinação, obedecendo o esquema vacinal por faixa etária.

Com isso, só será permitida a entrada de pessoas vacinadas contra a Covid-19 ou com apresentação de um exame feito nas últimas 48h com resultado negativo para a doença. Equipes de saúde estarão vacinando o público contra a doença na feira agropecuária.

Dudé Lima, responsável pela organização da feira, reforçou que todas as medidas sanitárias serão cumpridas para evitar que o evento seja adiado.

"Garanto que tudo que for possível com relação a medidas sanitárias vão ser adotadas na Expoacre. A Expoacre vai exigir a carteirinha de vacinação, vai vacinar quem quiser ser vacinado, vai dá acesso para quem quiser fazer exame, quem não se vacinou precisa apresentar o exame feito em 48 horas para poder acessar o parque. As medidas sanitárias serão adotadas, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde [Semsa], que é responsável pela vacina vai estar presente, a Secretária de Saúde está ciente", contou.

Essa edição também vai contar com a emissão do novo modelo da carteira de identidade. A organização também vai montar uma estação especial de embarque de ônibus, no acesso principal do Parque de Exposições, com uma linha especial após às 23h para os participantes. O desembarque será feito na prefeitura, no Centro. Também haverá um ponto especial de táxi e mototáxi próximo ao quartel da Polícia Militar.

"A nossa maior preocupação são as crianças, quando há grandes aglomerações a identificação prévia de crianças através pulseiras ou cordões que permitam identificar crianças para que não tenham condições de externar de forma precisa endereços e telefones. A outra preocupação é em relação ao consumo de bebida alcoólica, os órgãos de trânsito de fiscalização estarão atentos a fim de evitar acidentes", confirmou o secretário Paulo Cézar dos Santos.

O Ministério Público do Acre (MP-AC) e a Secretaria de Meio Ambiente assinara um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a proteção dos animais e o meio ambiente. Um TAC sobre a participação e permanência de crianças e adolescentes na feira será assinado ainda essa semana.

Colaborou o repórter Eldérico Silva, da Rede Amazônica Acre.

Reveja os telejornais do Acre

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania