Calendario IPVA 2024

Sul pode ter neve e temperaturas negativas já nesta terça; termômetros despencam no Sudeste e Centro-Oeste

Por Redação em 17/05/2022 às 01:31:55
'Friaca' é resultado do deslocamento de uma massa de ar polar e um ciclone extratropical. Amanhecer no Vale dos Caminhos da Neve em São Joaquim (SC), em foto de 2021.

Foto: Mycchel Legnaghi / São Joaquim Online

O frio atípico que promete derrubar as temperaturas nesta semana já chegou em alguns lugares do país. Mas os termômetros cairão ainda mais. Curitiba terá mínima de 3°C nesta terça-feira (17) e Campo Grande pode chegar na casa dos 8°C (confira a previsão para as capitais abaixo).

Consulte a previsão para sua cidade

ENTENDA: Neve, chuva congelante, chuva congelada e geada

No Sul, o dia deve começar frio e há previsão de neve, "chuva congelada" e temperaturas negativas na região serrana do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e alguns pontos do Paraná.

Urupema (SC), Urubici (SC), São Joaquim (SC) e São José dos Ausentes (RS) podem ter temperaturas negativas logo nesta terça.

Temperaturas - 16/05

Já as capitais da região devem ter condições de bastante frio, embora não tenham previsão de neve. A mínima nesta terça para Porto Alegre é de 10°C. Florianópolis pode registrar 11°C.

"[Nesta terça], o ar frio já começa a avançar e as temperaturas começam a cair em boa parte do Centro-Sul do Brasil, mas o ápice do frio acontece entre quarta e quinta-feira", diz Cesar Soares, meteorologista da Climatempo.

Na cidade de São Paulo, segundo o meteorologista, a noite deve ser bastante fria com temperaturas abaixo de 10°C. No interior do estado, Campos do Jordão deve marcar uma mínima de 6°C.

Na região Norte, segundo a Climatempo, os termômetros de Rio Branco e Porto Velho devem marcar 17°C e 21°C, respectivamente. Já as capitais do Nordeste não terão muitas surpresas: Salvador deve ter mínima de 22°C ao longo da semana. Recife marca 24°C nesta terça-feira.

Saiba onde e como doar roupas de frio e cobertores em São Paulo

Temperaturas mínimas

Inverno chegou?

De acordo com o especialista da Climatempo, o grande diferencial deste frio intenso em boa parte do país é que haverá o deslocamento de uma massa de ar polar muito forte que vai coincidir com a passagem de um ciclone extratropical. Por isso, ele classifica o evento como "comum, mas não frequente".

“É possível que a gente não tenha uma onda de frio tão intensa durante os meses tradicionais de inverno, como junho e julho”, diz. "A atmosfera já está lidando como se fosse inverno. Então não existe essa transição direta. Para a meteorologia o inverno já começou", afirma.

Oficialmente, a estação só muda daqui a mais de um mês: o inverno começa em 21 de junho.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania