Calendario IPVA 2024

Casal que vive na estrada em busca de bons exemplos escolhe Instituto Flauta Mágica em MT para fazer parte de projeto

Por Redação em 07/04/2022 às 12:40:44
O instituto foi um dos projetos catalogados por Eduardo Xavier e Iara Xavier, que há 11 anos, largaram tudo no interior de Minas Gerais e resolveram pegar a estrada em busca de ideias como essa. Casal viaja pelo país em busca de bons exemplos; projeto Flauta Mágica é um

Há 11 anos, um casal roda pelo país em busca de projetos com o objetivo de ajudar o próximo. Em Mato Grosso, eles escolheram o Instituto Flauta Mágica para fazer parte do projeto, chamado Caçadores de Bons Exemplos.

O instituto foi um dos projetos catalogados por Eduardo Xavier e Iara Xavier, que há 11 anos, largaram tudo no interior de Minas Gerais e resolveram pegar a estrada em busca de ideias como essa.

"A ideia é mostrar que essas pessoas que a gente conhece são pessoas comuns e estão fazendo alguma coisa, podem fazer alguma diferença", diz.

O Instituto Flauta Mágica foi criado em 1998. Começou em um cômodo pequeno, mas se expandiu com o tempo e hoje atende até escolas públicas da cidade. O projeto sem fins lucrativos foi idealizado pelo maestro Gilberto Mendes, e oferece aulas de instrumentos musicais, balé, canto, e outras atividades artísticas.

"A gente tem atividades artísticas, teoria musical e prática instrumental por meio da flauta doce, aulas de violão, canto, coral e balé clássico", conta o maestro.

Pessoas que moram na França, Europa. Já estivemos em excursões e apresentações na França, Alemanha, Áustria, Estados Unidos, e quando vamos para esses lugares essas crianças têm a rara oportunidade de conhecê-los e as referências delas mudam", diz.

Nesses 24 anos do projeto, mais de 7 mil estudantes já passaram pelo instituto. A iniciativa já formou músicos que se tornaram profissionais e hoje trabalham no meio artístico até fora do pais. Durante a pandemia, eles passaram bastante tempo com as portas fechadas. mas agora, estão voltando com tudo.

A ideia principal do instituto é levar cidadania para crianças em situação de risco.

O Flauta Mágica é mantido por doações de empresas e verbas públicas. Nayara Benfica é mãe da Rona, de 5 anos. A menina estuda balé no instituto e é um orgulho para a mãe.

"É maravilhoso, porque se eu fosse pagar para ela fazer balé, não seria muito acessível, nem todos têm essas condições. Aqui, tem aula duas vezes por semana e é muito maravilhoso para as crianças dos bairros, porque tira elas das ruas", diz Nayara.

O casal Eduardo e Iara já registrou mais de 6.500 projetos em mais de 1.800 cidades. Esta é a quinta vez que eles visitam Cuiabá os dois vivem em um 'motor home' e seguem na missão de descobrir e incentivar projetos que ajudam mudar o mundo pra melhor.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania