Calendario IPVA 2024

Governo diz ter recebido 24 mil contribuições em consulta pública para vacinação de crianças contra Covid-19

Por Redação em 03/01/2022 às 14:03:13
Consulta havia sido aberta em 23 de dezembro e terminou no dia 2. Ministério da Saúde não informou se respostas anteriores da consulta, enviadas por meio de um formulário da Microsoft, serão consideradas. Secretário carioca diz que dados sobre quantidade de crianças no país estão incompletos. A consulta pública do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças contra Covid-19 recebeu 23.911 contribuições, segundo atualização da pasta no domingo (2), último data para participação. A consulta havia sido aberta em 23 de dezembro.

Em nota, o ministério informou ao g1 que a consulta pública "recebeu cerca de 24 mil contribuições da sociedade".

A reportagem questionou a pasta se as respostas anteriores da consulta, recebidas em uma plataforma de formulários da Microsoft , seriam consideradas, mas não recebeu retorno até a última atualização deste texto.

Reprodução da página da consulta pública do Ministério da Saúde sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19.

Reprodução/Ministério da Saúde

Nesta terça-feira (4), o ministério fará uma audiência pública sobre o assunto. A pasta informou que "foram convidados médicos especialistas e representantes de entidades ligadas ao tema".

Também na nota, disse que "é pela inclusão deste público no Plano Nacional de Operacionalização das Vacinas Contra a Covid-19". Uma decisão sobre a vacinação das crianças será anunciada na quarta (5). Se a imunização for recomendada, deverá começar ainda neste mês.

Consulta criticada

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa – que é subordinada ao Ministério da Saúde – no dia 16 de dezembro. Ela já começou em outros países.

A consulta pública do governo – que inclui a recomendação de que seja exigida uma prescrição médica para vacinar a criança – tem sido criticada por especialistas e pelos próprios técnicos da Anvisa.

Margareth Dalcomo: pedido médico para vacinar crianças é discricionário e elitista

Além disso, ao menos 19 estados e o Distrito Federal dizem que não vão exigir pedido médico para a vacinação de crianças.

Depois de dizer, antes do Natal, que as mortes de crianças pela Covid-19 não implicavam em "decisões emergenciais" sobre a vacinação dessa faixa etária, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, anunciou, nesta segunda-feira (3), que as vacinas para esse público chegam ao Brasil na segunda quinzena de janeiro.

Desde o início da pandemia, a Covid causou 301 mortes em crianças de 5 a 11 anos no Brasil.

Números incompletos, diz secretário

O secretário de Educação do Rio de Janeiro, Renan Ferreirinha (PSB), apontou que os dados utilizados pelo ministério para embasar a consulta pública deixaram de considerar 15 milhões de crianças brasileiras, por causa do crescimento da população entre 2010 e 2021.

Segundo Ferreirinha, a pasta utilizou como referência o Censo de 2010, quando existiam 20 milhões de crianças de 5 a 11 anos no país. Segundo a última estimativa populacional do IBGE, em 2021, já existiam 35,2 milhões de crianças de 5 a 11 anos, número 76% superior.

Veja VÍDEOS sobre as vacinas contra a Covid-19:

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania