Calendario IPVA 2024

2 de junho, quarta-feira

Por Redação em 02/06/2021 às 02:51:40
Veja o que você precisa saber para começar o dia bem informado. Bom dia. A CPI da Covid ouve hoje Luana Araújo, que ficou 10 dias no Ministério da Saúde. O retorno de Pazuello ao governo Bolsonaro. Os estados que sediarão a Copa América. Coronel da PM é exonerado em Pernambuco. Vacinação é ampliada em SP. Um ano da morte do menino Miguel. Economistas comentam a alta do PIB. Crise hídrica e risco de apagão ameaçam o Brasil. Ex-parceiro musical de Karol Conká abre o jogo sobre rompimento. Os hábitos de sono e o combate à depressão. E tem zebra na Copa do Brasil.

Alerta

A Agência Nacional de Águas declarou situação crítica de escassez de recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, que abrange Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo. A medida permite que a ANA tome medidas sobre a operação de reservatórios ou sistemas hídricos para evitar que a escassez de água ponha em risco a geração de energia. O último período chuvoso, que acabou em abril, foi o mais seco em 91 anos. O nível dos reservatórios das principais hidrelétricas do país está baixo, e o governo precisa acionar mais usinas termelétricas, o que encarece a conta de luz.

O Assunto

Crise hídrica: risco de apagão? Neste episódio, Renata Lo Prete ouve Fernando Camargo, especialista em infraestrutura, para entender as origens da crise e seu desenrolar mais provável. Participa também o jornalista Roberto Rockmann, co-autor do recém-lançado “Curto-Circuito - Quando o País Quase Ficou às Escuras”, sobre 2001. Ele lembra que o governo previa alta de até 4,5% do PIB em 2001, pré-apagão, mas colheu só um terço disso.

Economia, o que esperar?

Eduardo Giannetti, Ilan Goldfajn e Laura Carvalho

Divulgação; Gabriela Biló/Estadão Conteúdo/Arquivo; Felipe Felizardo/Divulgação

A economia brasileira cresceu acima do esperado no início do ano, mas terá muitos desafios nos próximos meses. O G1 ouviu três economistas de diferentes vertentes e perguntou o que podemos esperar de 2021. Segundo eles, é preciso debelar a pandemia de coronavírus, lidar com a desigualdade social e avançar com uma agenda de reformas para tornar o país mais justo e competitivo. Veja as entrevistas com Eduardo Giannetti, Ilan Goldfajn e Laura Carvalho.

Leia também:

Com desemprego recorde e sem auxílio, nem todos sentiram a alta do PIB

5 fatores que explicam a surpresa com o PIB e 5 pontos de preocupação

Nise na CPI

Nise Yamaguchi negou, à CPI da Covid, a tentativa de mudar a bula da cloroquina, medicamento ineficaz no tratamento da Covid-19. A fala da médica contradiz os depoimentos do ex-ministro da Saúde Henrique Mandetta e do presidente da Anvisa, Antonio Barra Torres, que relataram a existência de uma minuta de decreto presidencial. Ela também disse que desconhecia a existência de um "gabinete paralelo" que orientava o presidente Jair Bolsonaro à margem das recomendações do Ministério da Saúde.

#FATO ou #FAKE: checamos as declarações de Nise à CPI

VALDO CRUZ: veja a minuta que Nise disse ter discutido no Planalto

OCTAVIO GUEDES: Nise produziu provas contra si mesma

Defensora da cloroquina, Nise disse à CPI que opinava como cientista em reuniões técnicas do Ministério da Saúde, mas não conseguiu responder a perguntas do senador Otto Alencar (PSD-BA), que é médico, sobre aspectos do coronavírus. Em determinado momento da comissão, Alencar a questionou sobre a diferença entre um vírus e um protozoário (assista abaixo).

"Não leu, não estudou. E, doutora, de médico audiovisual, este plenário está cansado. De alguém que ouviu e viu, e não leu, e não se aprofundou, e não tem estudado", disse o senador.

VÍDEO: 'A senhora não sabe nada de infectologia', diz Otto Alencar a Nise Yamaguchi

Depoimento adiantado

E quem vai hoje à CPI é a infectologista Luana Araújo, que ficou só 10 dias no governo, como secretária do Ministério da Saúde responsável pelo combate à Covid. Os senadores anteciparam o depoimento dela para coletar informações sobre a gestão de Marcelo Queiroga, que será ouvido pela segunda vez na semana que vem.

A volta de Pazuello

Dois meses após ser demitido do Ministério da Saúde, Eduardo Pazuello foi nomeado ontem secretário de Estudos Estratégicos da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República. O general da ativa ganha um novo cargo e volta ao governo enquanto responde a um processo disciplinar no Exército porque foi a uma manifestação com Bolsonaro, o que viola as regras militares. Pazuello também é investigado pela gestão da pandemia e já foi reconvocado para depor de novo na CPI. Da primeira vez, ele foi chamado de "campeão das mentiras". Relembre.

#FATO ou #FAKE: o que disse Pazuello no 1º depoimento

Copa América

Dentro de duas semanas, o Brasil sediará a Copa América. Em meio aos alertas de uma terceira onda da Covid e à chegada da variante indiana, o governo confirmou 4 sedes: Distrito Federal, Rio de Janeiro, Mato Grosso e Goiás. Em São Paulo, o governador João Doria mudou de ideia e resolveu vetar jogos no estado. Partidos da oposição recorreram ao STF contra a realização do torneio.

Saiba mais

Em 1918, Brasil desistiu de sediar Copa América por gripe espanhola

Compare os números da pandemia aqui e nos países vizinhos

Repressão no Recife

Três dias depois das ações extremamente violentas que deixaram feridos durante protestos contra Bolsonaro no Recife, caiu o comandante da PM de Pernambuco. O coronel Vanildo Maranhão será substituído por José Roberto Santana. Durante a repressão no sábado (29), duas pessoas levaram tiros de bala de borracha no rosto e perderam parcialmente a visão. A manifestação era pacífica.

Vacinação em SP

Começa hoje no estado de SP a vacinação de quem tem entre 30 e 39 anos e comorbidades. A expectativa é imunizar 1,2 milhão de pessoas na nova etapa. Veja detalhes e saiba quais são as comorbidades listadas. A fiscalização contra fraudes deve ser reforçada após casos de venda de atestados para fular a fila da vacinação. O G1 flagrou a comercialização desses documentos no centro de SP por R$ 130. A médica suspeita de emitir pelo menos um desses atestados negou ter assinado.

Dívidas na pandemia

Sem leitos de UTI disponíveis e sem acesso a tratamentos específicos, parentes de infectados pela Covid-19 recorreram a hospitais particulares e a terapias específicas, sobretudo durante a segunda onda da pandemia. Mas nem sempre a conta bate. Segundo o relato de famílias de pacientes, contas em valores milionários e falta de apoio dos convênios mostram um outro lado dos dramas da pandemia: dívidas, às vezes difíceis de pagar.

Miguel

Projeções com fotos e frases homenageiam Miguel Otávio, de 5 anos, morto há um ano

Marlon Costa/Pernambuco Press

A morte do menino Miguel, que caiu de um prédio no Recife, completa um ano. E a mãe, Mirtes Renata, mantém o quarto do filho intacto até hoje. Miguel morreu quando estava sob os cuidados Sari Corte Real, ex-primeira-dama de Tamandaré para quem Mirtes trabalhava. Foi ela quem colocou o menino sozinho no elevador enquanto a funcionária passeava com o cachorro dos patrões no térreo. O caso revoltou o Brasil e provocou protestos. Ontem, Miguel foi homenageado no Recife com projeções de fotos e frases em prédios. Mirtes hoje faz faculdade de direito e diz que o único desfecho possível para reconstruir sua vida é a condenação da sua ex-patroa.

Leia também:

Que fim levou?

Se você procurou por "Batuk Freak", o álbum que lançou Karol Conká ao estrelato, deve ter percebido que o disco não está mais nas plataformas de streaming. A decisão é do produtor Nave Beatz, que afirma nunca ter recebido os direitos de execução da obra. Em conversa com o G1, o produtor se defendeu das acusações de terror psicológico feitas pela cantora no documentário "A vida depois do tombo", do Globoplay, e compartilhou os detalhes da parceria, o início de um sonho... que deu errado.

Repense o modo soneca

Um estudo da Universidade do Colorado, nos EUA, mostrou que acordar apenas uma hora mais cedo pode reduzir em até 23% as chances de desenvolver depressão grave em pessoas com hábitos noturnos. A chave é o chamado ponto médio do sono - ponto intermediário entre a hora em que uma pessoa vai dormir e a hora em que acorda. Leia os detalhes.

Deu zebra

Campeão paulista, o São Paulo estreou com derrota na Copa do Brasil para o modesto 4 de Julho, time do Piauí que disputa a Série D. O placar foi de 3 a 2. Veja os gols. Santos e Vasco venceram. Hoje tem mais 6 jogos, confira a tabela.

Viu isso?

Recuperada: paciente vence a Covid e dança hit do Tik Tok para comemorar alta

Corpus Christi: como fica o funcionamento do comércio em SP

"Não é brincadeira": assediada pelo chefe, jovem pede socorro em guardanapo

Vídeo: homem derruba ciclista com cotovelada em Aterro do Flamengo

Valente: jovem enfrenta urso para salvar cachorro no quintal; assista

Santa Catarina: boi filmado no mar estaria fugindo de maus-tratos

Covid no trabalho: confeiteira recebe indenização após perder paladar e ser demitida

Saudade: após pai morrer de Covid, menino entrega currículo na empresa onde ele trabalhava

Racismo: professora é demitida após ofender funcionários e clientes de bar no Rio

Missão em Marte: os primeiros 100 dias de robô da Nasa no planeta vermelho

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania