Calendario IPVA 2024

Moraes rejeita no STF ações que questionam lei de ajuda a estados e municĂ­pios na pandemia

Por Redação em 05/03/2021 às 21:30:54

Lei proíbe estados e municípios de concederem aumento ao funcionalismo. Para relator Alexandre de Moraes, permitir isso seria fazer 'cortesia com chapéu alheio'. O ministro Alexandre de Moraes votou nesta sexta-feira (5) no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) pela rejeição de quatro ações que questionam a lei de ajuda a estados e municípios com a finalidade de atenuar os efeitos da perda de arrecadação durante a pandemia do coronavírus.

O julgamento tem previsão de término no próximo dia 12. No plenário virtual do Supremo, os ministros apresentam os votos na página do tribunal na internet, sem a necessidade de discussão em uma sessão presencial ou por videoconferência.

As ações argumentam que a medida fere a autonomia dos governos locais em razão da obrigação imposta a estados e municípios por uma lei federal em relação ao equilíbrio fiscal. A lei proíbe União, estados, Distrito Federal e municípios de conceder aumentos e reajustes ao funcionalismo, realizar concursos públicos (a não ser para repor pessoal em vagas já existentes), criar cargos, empregos ou funções que aumentem os gastos e criar despesas continuadas de caráter obrigatório.

Relator do caso, Alexandre de Moraes ressaltou a importância de uma atitude responsável das autoridades em relação aos gastos públicos no contexto da crise causada pela pandemia.

"Ao contrário de deteriorar qualquer autonomia, a previsão de contenção de gastos com o aumento de despesas obrigatórias com pessoal, principalmente no cenário de enfrentamento de uma pandemia, é absolutamente consentânea com as normas da Constituição Federal e com o fortalecimento do federalismo fiscal responsável", afirmou o ministro.

Segundo ele, a eventual irresponsabilidade fiscal do ente federativo, "por incompetência ou populismo", não pode ser compensada pela União, em detrimento dos demais entes federativos.

"Pretende-se, pois, evitar que alguns entes federativos façam 'cortesia com chapéu alheio', causando transtorno ao equilíbrio econômico financeiro nacional", escreveu.

Senado aprova projeto que prevê ajuda a estados e municípios durante a pandemia

VÍDEOS: notícias de política

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023