Calendario IPVA 2024

Arthur Lira decide trocar diretor-geral da Câmara dos Deputados

Por Redação em 13/02/2021 às 22:34:33
Mudança foi confirmada pelo atual diretor, Sérgio Sampaio, que é servidor de carreira e exerceu função por 15 anos desde 2001. Substituição ainda não foi publicada no Diário Oficial. Sérgio Sampaio em imagem de 2017, quando era secretário da Casa Civil do governo do DF

Tony Winston/Agência Brasília

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), decidiu exonerar do cargo o atual diretor-geral da Casa, Sérgio Sampaio. O nome do substituto ainda não foi divulgado.

A troca foi confirmada à TV Globo neste sábado (13) por Sampaio, que é servidor da Câmara há mais de 30 anos e deve ser remanejado para outro posto.

Até a publicação desta reportagem, o G1 ainda aguardava retorno da assessoria de Arthur Lira. A exoneração de Sampaio e a indicação do novo diretor só passam a valer quando forem publicadas no Diário Oficial da Câmara dos Deputados.

"Considero absolutamente normal [que haja] mudanças de cargos estratégicos da instituição, em momentos de renovação da Mesa Diretora", afirmou Sérgio Sampaio.

Na prática, no entanto, Sampaio foi diretor-geral durante 15 dos últimos 20 anos. O advogado assumiu o cargo em 2001 e só se afastou da posição em duas ocasiões – entre 2011 e 2013, para atuar como Secretário-Geral da Mesa Diretora da Câmara; e entre 2015 e 2018, quando foi chefe da Casa Civil do Distrito Federal no governo Rodrigo Rollemberg (PSB).

Ao longo desse período, a presidência da Câmara foi ocupada por deputados de seis legendas: PSDB, PFL (atual DEM), PT, PCdoB, PMDB (atual MDB) e o próprio PP de Arthur Lira.

O que faz o diretor-geral

Segundo o site da Câmara dos Deputados, compete à diretoria-geral "planejar, coordenar, orientar, dirigir e controlar todas as atividades administrativas da Casa, de acordo com as deliberações da Mesa".

"A ela estão diretamente subordinadas, entre outros órgãos, a Diretoria Legislativa, a Diretoria Administrativa e Diretoria de Recursos Humanos", prossegue o texto.

Na última semana, por exemplo, coube a Sérgio Sampaio informar os jornalistas sobre a decisão do presidente Arthur Lira de alterar o local do comitê de imprensa da Câmara. A estrutura atual será desfeita para dar lugar ao gabinete do próprio presidente.

Em setembro, ainda na gestão do ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ), Sampaio participou da divulgação de uma proposta inicial de reforma administrativa da Casa.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania