Calendario IPVA 2024

O Assunto #325: Eleição foi mesmo ruim para Bolsonaro?

Por Redação em 17/11/2020 às 03:50:38
A maioria dos candidatos aos quais o presidente deu apoio explícito naufragou nas urnas. Sinal de fracasso e de enfraquecimento para 2022? Não necessariamente, pondera o filósofo Marcos Nobre, professor da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap). Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

A maioria dos candidatos aos quais o presidente deu apoio explícito naufragou nas urnas, inclusive na maior cidade do país. E o principal sobrevivente, Marcelo Crivella (Republicanos), tem pela frente um segundo turno dificílimo no Rio de Janeiro. Sinal de fracasso e de enfraquecimento para 2022? Não necessariamente, pondera o filósofo Marcos Nobre, professor da Unicamp e presidente do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), nesta entrevista a Renata Lo Prete. Ele começa por lembrar que o pleito deste ano não é "sobre" Bolsonaro. Ainda que a desaprovação ao presidente, em alta nas capitais, tenha contribuído para alguns dos resultados do domingo, convém não esquecer que partidos cada vez mais embarcados no governo, como PP e PSD, tiveram salto no número de prefeitos. Para Nobre, o que se desenha é uma reorganização de forças políticas com um núcleo de extrema direita, outro da "direita tradicional" (que agora tem o DEM como principal ator) e um terceiro à esquerda. "Dentro de cada um desses núcleos, a fragmentação aumentou e será preciso negociar mais", diz. Ele também desenha um mapa de pontos de atenção para o segundo turno.

O que você precisa saber:

Veja a apuração em todas as cidades

Mapa mostra resultados em cada cidade e partidos mais votados

Abstenção é de 23,14% no 1º turno, anuncia TSE; percentual foi 20,33% em 2018

TSE informa que lentidão na totalização dos votos atrasa a divulgação dos resultados

Barroso: falha em supercomputador provocou atraso na totalização de votos

Sete capitais elegem prefeitos; outras 18 terão segundo turno

De 13 candidatos a prefeito apoiados por Bolsonaro, 9 não se elegem no país

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Giovanni Reginato, Renata Bitar e Vitor Muniz. Apresentação: Renata Lo Prete

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania