Calendario IPVA 2024

Lula diz que empres√°rios do setor vão doar 2 milhões de quilos de carne ao RS

Por Redação em 27/05/2024 às 21:08:34

O presidente Luiz In√°cio Lula da Silva anunciou que empres√°rios do setor da carne irão doar 2 milhões de quilos do produto ao Rio Grande do Sul. As entidades do setor foram chamadas pelo Pal√°cio do Planalto para que o governo pudesse organizar a logística das doações pelo estado.

— Sou muito grato ao setor de proteína animal por terem aceitado o chamamento desta reunião para pensarmos juntos ações de solidariedade para o Sul, convocada pelo ministro Carlos F√°varo aqui em Brasília. Uma demonstração de que esse país tem solução ao deixarmos de lado as nossas diferenças para ajudar quem mais precisa. Todas essas doações, que j√° somam 2 milhões de quilos de carne, vão chegar aos gaúchos e gaúchas — disse o presidente.

O ministro da Agricultura, Carlos F√°varo, afirmou que o governo ir√° organizar a logística de entrega das carnes junto a abrigos e cozinhas solid√°rias usando os centros de distribuição das empresas privadas.

— Ser√° feita uma organização com as entidades, como governo, fiquei como ponto focal aqui, vou procurar o governador, o ministro Paulo Pimenta, para que a gente crie essa rede para saber o que, para quem, qual quantidade e quantas pessoas são servidas em cada centro onde serve alimentação. Vamos criar uma estrutura logística permanente para que esse setor tão importante da economia, e que se mostrou agora, mais do que eficiente para vender carne para o Brasil e o mundo, se demonstrou eficiente em solidariedade — explicou F√°varo.

As doações incluem carne bovina, suína e de frango. Segundo F√°varo, a quantidade anunciada para o Rio Grande do Sul não ser√° distribuída de uma única vez para evitar desperdício.

— Com a capilaridade da iniciativa privada também queremos nos blindar os malfeitores, as pessoas que tem coragem de roubar cargas para vender. Então a participação da iniciativa privada, com os hubs logísticos que j√° tem, vamos apontar para onde levar, nessa cozinha precisa de tanto, nesse cadastro precisa tanto. Queremos ter um programa permanente, enquanto for necess√°rio.

Do total doado, a JBS a doação de 1 milhão de quilos de proteína e também disponibilizou sua estrutura logística para apoiar a distribuição das doações de outras empresas do setor.

O encontro reuniu 32 empres√°rios e representantes do setor. Estavam na mesa com Lula empres√°rios como os irmãos Wesley e Joesley Batista, do Grupo J&F, Marcos Molina da BRF-Marfrig e Luiz Bueno da Mercúrio Alimentos. Entre as entidades, estavam líderes Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (ABIEC), Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), e da Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo).

Fonte: O Globo

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania