Calendario IPVA 2024

Durante pandemia da Covid-19, eleitorado deve atentar aos protocolos de segurança sanitária nas eleições municipais

Por Redação em 15/11/2020 às 02:35:27
Os mais de 178,3 mil eleitores de Presidente Prudente precisarão ter cuidados, como higienização das mãos e uso de máscaras de proteção, e respeitar demarcações de filas devido ao distanciamento social. Eleitores deverão higienizar as mãos antes e depois da votação

John Pacheco/G1

Devido à pandemia da Covid-19, os mais de 178,3 mil eleitores de Presidente Prudente deverão seguir protocolos de segurança sanitária para evitar o contágio da doença durante as eleições municipais, neste domingo (15).

O plano desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é direcionado a eleitores, mesários, outros colaboradores da Justiça Eleitoral e demais pessoas envolvidas nas eleições.

Protocolos de segurança sanitária deverão ser seguidos durante o domingo de eleições

Bruna Bonfim/TV Fronteira

No dia das eleições, os eleitores devem atentar às seguintes orientações:

Se apresentar febre, não saia de casa.

No transporte até o local de votação, mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas em filas e evite entrar em veículos cheios.

Mantenha distância de, no mínimo, 1 metro das outras pessoas dentro dos locais de votação.

Evite contato físico com outras pessoas, como abraços e apertos de mão.

Respeite a marca de distanciamento nas filas e nas seções eleitorais (sinalizada com adesivos nos chãos).

Se possível, compareça sozinho ao local de votação. Evite levar crianças e acompanhantes.

Permaneça nos locais de votação apenas o tempo suficiente para votar.

Use máscara desde o momento que sair de casa até a volta.

Nos locais de votação, não é permitido se alimentar, beber ou fazer qualquer outra atividade que exija retirada da máscara.

Se possível, leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação.

Mostre seu documento oficial com foto, esticando os braços em direção ao mesário. O mesário verificará os dados de identificação à distância.

Se houver dúvida na identificação, o mesário poderá pedir que você dê dois passos para trás e abaixe brevemente a máscara.

Higienize as mãos com álcool em gel antes e depois de votar.

Mãos deverão ser higienizadas antes e depois da votação

Bruna Bonfim/TV Fronteira

O fluxo de votação – ou seja, o passo a passo do eleitor dentro da seção eleitoral, desde a entrada até a digitação dos números dos seus candidatos na urna e a saída da seção eleitoral – passa a ser o seguinte:

O eleitor deverá entrar na seção eleitoral e se posicionar na frente da mesa receptora de votos (isto é, a mesa do mesário), respeitando o distanciamento mínimo de 1 metro conforme marcação de fita adesiva.

Para evitar contato com o mesário, o eleitor deverá exibir o seu documento oficial com foto erguendo o braço em direção ao mesário.

O mesário irá localizar o nome do eleitor no caderno de votação e ler em voz alta o número do título do eleitor para que o presidente digite esse dado no terminal do mesário. O presidente lerá em voz alta o nome do eleitor que aparece no terminal do mesário e o eleitor deverá confirmar que é ele.

O eleitor deverá guardar o seu documento de identificação.

O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel;

O eleitor deverá assinar o caderno de votação (de preferência, com a própria caneta). Caso o eleitor não possa assinar o caderno de votação, será feita a coleta da impressão digital com uso da almofada para carimbo. O eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel antes e depois do uso da almofada.

Se precisar do comprovante de votação, o eleitor deverá solicitá-lo ao mesário antes de se dirigir à cabine de votação.

Quando a urna for habilitada, o eleitor deverá se dirigir à cabine de votação.

O eleitor deverá digitar os números dos seus candidatos e apertar a tecla "confirma" após cada voto.

Após votar, o eleitor deverá higienizar as mãos com álcool em gel novamente e se retirar da seção eleitoral.

Distanciamento social deverá ser respeitado no domingo das eleições

Helen Gallis/TV Fronteira

Para os eleitores, a Justiça Eleitoral deverá:

Fornecer álcool em gel para as seções eleitorais em quantidade que permita que cada eleitor higienize as mãos antes e depois de votar.

Tornar obrigatório o uso de máscaras nas seções eleitorais e nos locais de votação.

Solicitar aos eleitores que, quando possível, levem a própria caneta para assinatura do caderno de votação e fornecer canetas higienizadas para os eleitores que precisarem.

Fornecer álcool 70% para higienização das superfícies (incluindo mesas e cadeiras) e dos objetos (incluindo canetas) na seção eleitoral.

Estabelecer distanciamento mínimo de 1 metro nas filas, que deve ser demarcado preferencialmente mediante o uso de fitas adesivas no chão.

Reduzir os pontos de contato entre eleitores e mesários, bem como com objetos e superfícies, com alterações no fluxo de votação, exibição do documento de identificação oficial com foto à distância e campanhas de estímulo para que eleitores levem suas próprias canetas para assinar o caderno de votação.

Orientar eleitores que apresentem febre ou tenham sido diagnosticados com Covid-19 nos 14 dias anteriores à data da eleição a não comparecer à votação, permitindo a posterior justificativa da ausência de voto por esse motivo.

A orientação é não levar acompanhantes na votação

Bruna Bonfim/TV Fronteira

Horário preferencial

Para reduzir o risco de aglomerações e distribuir melhor o fluxo de eleitores nos locais de votação, houve a ampliação em uma hora no tempo de votação no dia da eleição.

As votações, que antes começavam às 8h, neste ano têm início às 7h e seguem até as 17h. De acordo com regras em vigor, a votação poderá continuar após esse horário, tendo em vista que o encerramento da votação ocorrerá apenas quando todos os eleitores presentes na fila da seção eleitoral às 17h, mediante distribuição de senhas, forem atendidos.

Também foi estabelecido que o horário inicial da votação será preferencial para eleitores com mais de 60 anos. Esse período será das 7h às 10h.

Eventuais acompanhantes ou outros eleitores com idade inferior a 60 anos que chegarem aos locais de votação nesse período não serão impedidos de votar, mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos maiores de 60 anos.

Pandemia e desafios

Ao G1, o chefe de Cartório da 101ª Zona Eleitoral de Presidente Prudente, Fabiano de Lima Segala, contou que o principal impacto em Presidente Prudente foi o grande número de pedidos de dispensa para atuar como mesário durante as eleições municipais.

Outra situação que Segala destacou foi o esforço logístico do tribunal na obtenção dos itens necessários para fornecer ao eleitorado e às pessoas que prestam serviço à Justiça Eleitoral na data da votação, além de certa dificuldade em questões como armazenamento e distribuição dos materiais de proteção.

"A gente também tem um problema específico com a diminuição de seções neste ano, que vai ser um desafio lidar com o distanciamento [social]", comentou.

Outra situação que mudou neste ano devido à pandemia foram as preparações, conforme lembrou o chefe de cartório.

"A gente não conseguiu fazer cursos presenciais com nossos mesários. Tivemos de desenvolver uma plataforma de EAD [ensino à distância] para os mesários serem treinados", contou ao G1. "Foi um desafio a gente se adequar e, ao mesmo tempo, conseguir passar as informações adequadamente, sem desrespeitar os cuidados sanitários", finalizou.

A chefe de Cartório da 402ª Zona Eleitoral de Presidente Prudente, Letícia Macoratti de Castilho, disse ao G1 que a zona teve mesários voluntários e uma boa aceitação das escolas para o cumprimento das normas de proteção para evitar o contágio da Covid-19.

O desafio, segundo a chefe de cartório, foi "entender e encontrar o novo". "Foi tudo atendimento digital, desde o fechamento do cadastro, novos programas, home office. O desafio foi a adaptação ao digital, pois nosso atendimento era totalmente presencial", contou.

Domingo de eleições municipais deve seguir protocolos de segurança sanitária devido à pandemia da Covid-19

Bruna Bonfim/TV Fronteira

Veja mais notícias em G1 Presidente Prudente e Região.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania