Calendario IPVA 2024

"Make com bio": estudante usa maquiagem para divulgar animais do Brasil e do mundo

Por Redação em 27/10/2020 às 09:50:24
Projeto tem um ano e já retratou de insetos a mamíferos; iniciativa pretende quebrar mitos. Urubu-rei, a espécie de urubu mais colorida do Brasil, foi homenageada com a maquiagem da estudante de biologia

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Se fosse possível recuperar o histórico de vídeos assistidos pela estudante de biologia Natalia Giovanna Rezende de Araujo, durante sua infância, certamente biólogos explorando a natureza selvagem e tutoriais de maquiagem se alternariam entre as mídias mais presentes. Agora, com 21 anos, ela une as paixões ao idealizar um projeto nas redes sociais que divulga a natureza através da representação dos animais na maquiagem.

Não apenas animais brasileiros, primata mandril típico da África já esteve presente na representação artística

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

O "Make com Bio" começou há pouco mais de um ano, momento em que a estudante partia para o quinto semestre do curso de biologia na Universidade Estadual do Piauí. A garota, nascida em São Paulo, se mudou para o Nordeste com a aprovação na faculdade, buscando mais contato com a natureza.

Mas, mesmo envolto pelo meio ambiente, o projeto de Natalia surgiu de um incômodo. "Tive contato com pessoas que acreditavam em inverdades sobre diversas espécies de animais e não tinham consciência de que eles também são importantes para nós e que alguns sequer nos causam mal", afirma a estudante.

Perereca-de-pijama, famosa pela coloração do corpo, se tornou maquiagem e ganhou divulgação

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Usando como referências as características físicas dos animais e analisando formas de dar ênfase aos detalhes mais chamativos deles, a garota decidiu apresentar aos seguidores espécies que não são populares ou mesmo as que são populares, mas vítimas da desinformação. A primeira a ser representada foi a Morpho menelaus, uma borboleta azul. "Recebi um retorno muito bom e todos amaram a ideia", conta Natalia Giovanna.

Processo da maquiagem para representação da aranha viúva-negra feita pela estudante

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

As pinturas no rosto se misturam às montagens feitas virtualmente para incorporar as espécies nas fotos. A divulgação de informações sobre os animais retratados são ainda um forte do projeto. Utilizando este formato, cobras-corais, araras-azuis, abelhas, pererecas, tubarões e até o mais colorido urubu do Brasil ganharam espaço no rosto da estudante e nas mentes dos seguidores.

"Recebo alguns feedbacks de pessoas falando que não sabiam da existência de uma espécie ou não imaginavam que o animal que lhe causava medo não poderia lhe causar mal algum. Além desses, recebo também retorno de estudantes do ensino médio que falam que eu os inspiro a seguir a carreira do biólogo", já comemora a criadora do projeto.

Escamas da jiboia foram ilustradas no rosto da estudante de biologia

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Veja mais animais representados:

A estudante de biologia da Universidade Estadual do Piauí também retratou a ave de rapina africana conhecida como secretário

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Os detalhes da coloração do cágado se tornaram traços da maquiagem da artista

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Natalia Giovanna também retratou o bico-de-lacre, uma ave africana trazida ao Brasil por navios negreiros

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Lince-ibérico foi retratado através da maquiagem da estudante

Natalia Giovanna Rezende/Acervo Pessoal

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania