Calendario IPVA 2024

Pouca fiscalização encoraja bares a manter as portas abertas depois do horário determinado pela PBH

Por Redação em 03/10/2020 às 04:33:39
Desde a terça-feira (29) até esta sexta-feira (2), diversos flagrantes mostram estabelecimentos em desacordo com decreto da prefeitura. Somente em um caso houve registro de atuação da Guarda Municipal. Clientes tomam conta de asfalto próximo a um bar do bairro Palmares, na Região Nordeste de BH

Reprodução / TV Globo

Vídeos que circularam na internet, nesta sexta-feira (2), mostram o descaso de empresários e da população de Belo Horizonte com as determinações da prefeitura, durante a pandemia. As imagens trazem diversos flagrantes com o funcionamento de bares depois das 22h, em diferentes pontos da cidade. Somente em um deles foi registrada a presença da Guarda Municipal.

Desde o início da semana o G1 acompanha a movimentação desses estabelecimentos. Na terça-feira (29), a reportagem da TV Globo flagrou o funcionamento do Porks, na Região Centro-Sul da capital após o horário permitido. O gerente alegou que funcionava com retirada de alimentos e bebidas no balcão. Mas o serviço provocava aglomeração nas redondezas da praça Tiradentes, no bairro Funcionários.

A Subsecretaria Municipal de Fiscalização disse, à época, que não havia recebido denúncias sobre o funcionamento do estabelecimento, mas que "o local será monitorado e, caso haja irregularidade, poderá ser interditado".

Nesta sexta-feira, a reportagem da TV Globo flagrou novamente o movimento em volta do Porks, depois das 22h. O bar funcionava normalmente e, mais uma vez, na mesma semana, não havia nenhum agente fiscalizando a aglomeração em espaço público, na região da praça Tiradentes.

Flagrante de aglomeração em bar da Região Centro-Sul da capital

Reprodução / TV Globo

O estabelecimento já foi visto, pelo menos, três vezes funcionando em aparente desacordo com o decreto da prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Além desta sexta-feira e do dia 29 de setembro, o local foi flagrado com as portas abertas também no dia 17 de setembro, data anterior à liberação de funcionamento por parte da PBH.

Região Nordeste

Na Região Nordeste da capital, vizinhos reclamaram do funcionamento de um bar na Rua Jairo Pereira, no bairro Palmares. Segundo as denúncias, o estabelecimento é reincidente na infração e já foi visto aberto, com clientes, durante a madrugada.

Pouca fiscalização encoraja bares a manter as portas abertas depois do horário determinado

A partir das imagens é possível perceber diversos grupos, com pessoas sem uso da máscara de proteção, tomando conta da calçada e até mesmo do asfalto. Segundo os moradores, o local foi animado com caixas de som que tocavam funk.

A fiscalização da Guarda Municipal chegou ao local por volta das 23h50 e flagrou a movimentação. A reportagem do G1 entrou em contato com a Guarda, por volta das 3h, pedindo um posicionamento sobre as providências tomadas nesse caso e aguarda retorno.

Ainda na Região Nordeste, a reportagem percorreu a Rua Alberto Cintra, no bairro União, região boêmia da cidade, e não encontrou movimento irregular após o horário estipulado pela prefeitura.

Região Central

Viatura da Polícia Militar passa sobre viaduto, onde havia aglomeração, na capital

Nesse vídeo enviado ao G1, as imagens mostram uma viatura policial passando sobre o viaduto Santa Tereza, no Centro de Belo Horizonte. No mesmo momento, uma aglomeração é percebida debaixo da estrutura. Também há indícios do consumo de bebida alcoólica no local. A sede da Guarda Civil Municipal fica a 800 metros dessa área e nenhum agente foi visto por lá.

O G1 também questionou a Polícia Militar sobre a atuação de seu efetivo nesse caso, por volta das 4h, e aguarda retorno.

Nossos repórteres também percorreram a Avenida Amazonas, no Centro da cidade, e não perceberam movimentação em bares depois das 22h.

Persistência

Desde a terça-feira, o G1 acompanha a movimentação de bares e restaurantes em desacordo com o decreto municipal. Houve registros de irregularidades na terça-feira (29), quarta-feira (30) e na sexta-feira (2). Em todos os casos, a Subsecretaria Municipal de Fiscalização disse não ter recebido denúncia para atuar.

Bares de BH desrespeitam horário de funcionamento permitido pela prefeitura

Por volta das 3h, a reportagem entrou em contato com o órgão para pedir esclarecimentos sobre a fiscalização efetiva em Belo Horizonte. Foram levantadas dúvidas como a atuação espontânea dos agentes, o horário de trabalho dos fiscais, sobre a aplicação de multas e interdição de estabelecimentos com irregularidades, além do balanço atualizado sobre as operações. O G1 aguarda o retorno.

Os últimos números enviados pela Prefeitura de Belo Horizonte à TV Globo, na última quarta-feira (30), mostram que 90 estabelecimentos foram interditados e 11 multas foram aplicadas desde o dia 20 de março até o dia 27 de setembro de 2020.

Como denunciar

Segundo o ouvidor do município, as denúncias podem ser feitas por telefone, site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e aplicativo PBH APP.

Além dos números 156 (PBH) e 153 (Guarda Municipal), o cidadão pode fazer a reclamação no 190, da Polícia Militar.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania