Calendario IPVA 2024

Lei vai permitir que estação de rĂĄdio tenha sociedade com Ășnico sócio

Por Redação em 15/01/2024 às 21:44:16

O presidente Luiz InĂĄcio Lula da Silva sancionou nesta segunda-feira (15) projeto de lei que permite a emissoras de rĂĄdio sejam organizadas por sociedades compostas por um Ășnico sócio, chamadas unipessoais.

A nova lei altera o Código Brasileiro de Telecomunicações, pois a legislação atual não autoriza atuação de sociedades de um Ășnico sócio nos serviços de radiodifusão. De acordo com o governo federal, a mudança vai garantir dinamismo e desburocratização do setor.

O texto foi aprovado pelo Senado em dezembro de 2023, após aprovação pelos deputados federais.

A nova regra amplia o limite de estações de rĂĄdio e televisão que podem ser operadas por cada empresa, passando para 20 emissoras (FM, onda média, onda curta ou onda tropical).

Atualmente, o nĂșmero mĂĄximo varia conforme a abrangĂȘncia (local, regional ou nacional) e o tipo de frequĂȘncia. Por exemplo, uma empresa pode ter até seis rĂĄdios locais FM (frequĂȘncia modulada) e trĂȘs em ondas médias com alcance regional.

Uma entidade poderĂĄ ter até 20 estações de televisão. O limite atual é dez.

Conforme o projeto, o aumento é necessĂĄrio para que as pequenas emissoras AM (amplitude modulada) possam migrar para FM, jĂĄ que a maioria dos grupos tinham atingido o limite imposto pela lei atual.

Fonte: AgĂȘncia Brasil

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023