Calendario IPVA 2024

Rosa Weber envia à PGR pedido de investigação contra ZĂ© Trovão por declarações sobre Lula

Por Redação em 31/07/2023 às 16:24:03
Em vĂ­deo, parlamentar do PL chamou o presidente de 'bandido' e 'ladrão'. Para lĂ­der do PT, conduta se enquadra em crimes de ameaça, incitação e apologia ao crime e violĂȘncia arbitrĂĄria. A ministra Rosa Weber, presidente do Supremo Tribunal Federal, encaminhou um pedido de investigação contra o deputado Zé Trovão (PL-SC) para a Procuradoria-Geral da RepĂșblica, por declarações contra o presidente Lula.

O pedido foi feito pelo lĂ­der do PT na Câmara, deputado Zeca Dirceu (PR). Para o petista, as declarações do parlamentar do PL configuram crimes de ameaça, incitação e apologia de delito ou fato criminoso e de violĂȘncia arbitrĂĄria, todos previstos no Código Penal.

No documento encaminhado ao Supremo, Zeca Dirceu citou um vĂ­deo publicado por Zé Trovão no dia 21 de julho nas redes sociais. No material, segundo Dirceu, o deputado do PL manipulou e descontextualizou um discurso do presidente, de forma a parecer que Lula estaria relativizando furtos em mercados.

Em seguida, o deputado chama o presidente de "bandido" e "ladrão", entre outras ofensas.

O envio de pedidos de investigação à PGR é uma praxe no Supremo e é um procedimento previsto nas regras internas da Corte. Isso porque, pela Constituição, cabe ao Ministério PĂșblico analisar indĂ­cios de crime e avaliar se pede a abertura de investigações ou faz uma acusação formal na Justiça.

O deputado ainda não é formalmente investigado. Após analisar a notĂ­cia-crime, a PGR pode pedir o arquivamento, propor investigações ou denĂșncia, ou abrir apurações preliminares.

O relator original do pedido é o ministro Dias Toffoli, mas coube à ministra Rosa Weber analisar o caso porque, no recesso do tribunal, o comando da Corte fica responsĂĄvel por casos urgentes.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania