Calendario IPVA 2024

Presidente do Banco Central do LĂ­bano Ă© acusado de desviar milhões de dólares e enviar para bancos na SuĂ­ça

Por Redação em 26/02/2023 às 12:01:34
O jornal suĂ­ço SonntagsZeitung afirma que a quantia milionĂĄria desviada por Riad Salameh foi transferida para 12 bancos suĂ­ços. O LĂ­bano enfrenta sua pior crise econômica desde 1850. Presidente do Banco Central do LĂ­bano é acusado de desviar milhões de dólares

John Guccione/Pexels

Grande parte dos 300 a 500 milhões de dólares que o presidente do Banco Central do LĂ­bano é acusado de ter desviado foi transferida para 12 bancos suĂ­ços, afirma o jornal suĂ­ço SonntagsZeitung.

De acordo com a publicação, 250 milhões de dólares foram depositados na conta pessoal do presidente do Banco Central do LĂ­bano, Riad Salameh, na sucursal do banco HSBC em Genebra.

Outros valores foram transferidos para os bancos UBS, Credit Suisse, Julius Baer, EFG e Pictet, segundo a revista.

As transações foram feitas por meio de uma offshore registrada nas Ilhas Virgens Britânicas, chamada Forry Associates e criada em 2001, explica.

"Quantias considerĂĄveis" também foram transferidas para a compra de imóveis em vĂĄrios paĂ­ses europeus.

As informações foram publicadas poucos dias depois de um juiz libanĂȘs acusar Salameh, seu irmão Raja e a ex-colaboradora Marianne Hoayek de "desvio de fundos pĂșblicos e lavagem de dinheiro".

Salameh, de 72 anos e que preside o Banco Central do LĂ­bano desde 1993, estĂĄ no centro de vĂĄrias investigações judiciais por suspeitas de lavagem de dinheiro e "enriquecimento ilĂ­cito". Ele nega todas as acusações.

O Ministério PĂșblico SuĂ­ço iniciou um procedimento penal em outubro de 2020, que ainda não foi concluĂ­do. De acordo com o jornal, milhões de dólares foram congelados, mas o MP não revela um valor exato.

A Autoridade de Supervisão do Mercado Financeiro SuĂ­ço também investiga 12 bancos do paĂ­s.

O LĂ­bano enfrenta uma das piores crises econômicas do mundo, um colapso que não era registrado desde 1850, segundo o Banco Mundial.

Entre as consequĂȘncias da crise estĂĄ um aumento vertiginoso dos preços, uma desvalorização histórica da moeda local e o empobrecimento da população, em meio a uma grave escassez de produtos.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania