MT realiza o maior pacote de infraestrutura do Brasil

Projeto prevê recuperação urbanística do Centro Histórico de Cuiabá

Por Redação em 20/05/2024 às 09:20:17

O Ministério Público de Mato Grosso (MPMT), deu início na sexta-feira (17), ao debate para a criação de um programa urbanístico de reabilitação do Centro Histórico de Cuiabá. O estudo foi detalhado aos integrantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso (CAU-MT), do Instituto Cidade Legal (ICL) e da Associação de Cultura Muxirum Cuiabano.

Voltado à população que reside ou frequenta a região, o projeto tem o objetivo de devolver o protagonismo ao Centro Histórico. Inicialmente serão trabalhados como projeto-piloto, os imóveis da antiga Gráfica Pêpe e um sobrado, na rua Campo Grande, que estão sob posse e guarda da Prefeitura Municipal.

Em janeiro de 2019, parte da estrutura do casarão histórico da antiga Gráfica do Pêpe desabou após uma chuva.

Os casarões do Centro Histórico de Cuiabá, em sua maioria, não têm as histórias difundidas. Dos 600 imóveis reconhecidos pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), 400 estão tombados como patrimônio histórico da capital.

De acordo com o promotor de Justiça Carlos Eduardo Silva, que também coordena o Centro de Apoio Operacional (CAO) do Patrimônio Histórico e Cultural, será promovida a ocupação dos espaços.

"Após a recuperação, promovermos a ocupações desses espaços com vida, com a possibilidade de transformá-los em um centro cultural ou um museu, por exemplo", explicou.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania