Calendario IPVA 2024

ViolĂȘncia no Brasil: relembre cenas que provocaram dor e revolta em 2022

Por Redação em 31/12/2022 às 00:45:12
Adolescente invadiu escola em Aracruz (ES) e matou três professoras e uma aluna. Assaltos, operações policiais e até tortura deixaram mortos em diferentes regiões do país. Violência no Brasil: relembre cenas que provocaram dor e revolta em 2022

No ano de 2022, mais uma vez, o Brasil foi vítima da violência. Assistimos a cenas que provocaram dor e revolta. Relembre abaixo:

Caso Genivaldo: homem foi morto por asfixia no porta-malas de carro da PRF em Sergipe

ONU cobra das autoridades brasileiras investigação da morte de Genivaldo (Jornal Nacional, 18/05/2022)

Genivaldo de Jesus Santos, que tinha esquizofrenia, foi parado por guiar a moto sem capacete e colocado no porta-malas de um carro da PRF no município de Umbaúba (SE), no dia no dia 25 de maio. Um policial jogou uma bomba de gás lacrimogêneo no porta-malas e Genivaldo foi levado para um hospital, mas já chegou sem vida, segundo médica. Três policiais foram presos acusados de tortura e homicídio.

Estudante cadeirante foi morta a golpes de facão em escola de Barreiras (BA)

Adolescente mata estudante cadeirante dentro de escola em Barreiras (BA) (Jornal Nacional, 26/09/2022)

A estudante Geane Brito, 19 anos, foi morta com golpes de facão por um colega adolescente, que promoveu um ataque armado no Colégio Municipal Eurides Sant'Anna, em Barreiras, no oeste da Bahia, em 26 de setembro. Por ser cadeirante, vítima não teve chance de fugir. Adolescente tinha sido transferido há pouco tempo de Brasília para escola e vinha fazendo ameaças aos colegas na internet.

Adolescente invadiu escola em Aracruz (ES) e mata três professoras e uma aluna

Ataque a escolas de Aracruz (ES): professora que estava internada morre (Jornal Nacional, 26/11/2022)

No Espírito Santo, um adolescente entrou armado em duas escolas e matou três professoras e uma aluna, no dia 25 de novembro. Os disparos aconteceram por volta das 9h30 na Escola Estadual Primo Bitti e em uma escola particular que fica na mesma via, em Praia de Coqueiral, a 22 km do centro do município. Assassino é filho de um policial militar e tem, no braço, um símbolo nazista.

Dia violento deixou 18 mortos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro

PM confirma 18 mortos em operação no Complexo do Alemão, no Rio

Dezoito pessoas morreram em uma operação das polícias Civil e Militar no Complexo do Alemão, no Rio, em julho. Entre as vítimas está uma mulher baleada em um carro e um PM atacado em uma base da polícia.

Operação policial na Vila Cruzeiro, no Rio, deixou mais de 20 mortos

Moradores vivem em meio ao medo na Vila Cruzeiro (Fantástico, 29/05/2022)

Uma operação policial na Vila Cruzeiro, na Penha, na Zona Norte do Rio, deixou ao menos 23 mortos durante operação policial no dia 24 de maio. Entre as vítimas, está uma mulher que foi baleada dentro de casa. Trinta e três escolas municipais não abriram na região. Segundo a polícia, líderes da facção mais violenta do Rio estariam reunidos na Vila Cruzeiro, preparados para invadir outra comunidade.

Operação policial no Complexo da Maré, no Rio, teve 7 mortos e 26 presos

Operação policial no Complexo da Maré, no Rio, tem 7 mortos e 26 presos (Jornal Nacional, 26/09/2022)

As duas principais vias expressas da cidade do Rio, a Linha Vermelha e a Linha Amarela, foram interrompidas durante tiroteio, no dia 26 de setembro. Operação deixou sete mortos e prendeu 26 pessoas. Sete fuzis, oito pistolas, uma granada e uma tonelada de maconha foram apreendidos.

Imagens mostram assalto que parou Guarapuava (PR); polícia prendeu 17 criminosos

Fantástico mostra imagens inéditas do assalto que parou Guarapuava (PR)

Cinco meses depois de criminosos terem causado terror e pânico na cidade de Guarapuava (PR), a polícia prendeu 17 criminosos. Para chegar aos bandidos, análises de DNA, digitais e imagens do dia da ação foram fundamentais para a investigação.

Bandidos invadiram agência bancária, usaram explosivos e fizeram reféns no interior do Pará

Bandidos invadem uma agência bancária, usam explosivos e fazem reféns no interior do Pará (Jornal Nacional, 30/07/2022)

Assaltantes usaram explosivos para detonar dois caixas eletrônicos e um cofre, no dia 30 de julho, no interior do Pará. Com a explosão, o forro da agência veio abaixo e paredes do prédio foram destruídas.

Criminosos explodiram três agências bancárias no interior da Bahia

Criminosos explodem três agências bancárias no interior da Bahia (Jornal Hoje, 07/11/2022)

Três agências bancárias foram explodidas na mesma noite, na madrugada de 7 de novembro, em Muritiba, município a 140 quilômetros de Salvador. Segundo testemunhas, havia 20 bandidos.

Quadrilha invadiu supermercado para roubar joalheria em Guarujá (SP)

Quadrilha invade supermercado para roubar joalheira em Guarujá (SP) (Jornal Nacional, 13/04/2022)

Em Guarujá, litoral de São Paulo, bandidos bloquearam um túnel pra facilitar a invasão de uma joalheria que fica dentro de um supermercado, na madrugada de 13 de abril. Criminosos atearam fogo em um carro no Túnel Juscelino Kubitschek, popularmente conhecido como Túnel da Vila Zilda, com o objetivo de bloquear a passagem das viaturas.

"Gangue do mata-leão" aterroriza trabalhadores no Brás, em São Paulo

"Gangue do mata-leão" aterroriza trabalhadores no Brás, em São Paulo (Fantástico, 31/07/2022)

A violência das gangues levou pânico ao Brás, tradicional bairro de comércio popular e um dos mais movimentados de São Paulo. O produtor William Santos registrou ataques, roubos e cenas chocantes durante uma semana. Reportagem foi exibida pelo Fantástico no dia 37 de julho.

Roubos de celulares em São Paulo

Engarrafamentos facilitam roubos cada vez mais frequentes de celulares em São Paulo (Jornal Nacional, 08/02/2022)

Somente na capital paulista, são registrados 250 casos por dia. Equipe do Jornal Nacional flagrou a ação dos ladrões e reportagem foi exibida em 8 de fevereiro.

Casal mantido refém por quase três horas dentro do próprio carro em São Paulo

Após quase 3 horas, casal é liberado de sequestro em São Paulo

Um homem e uma mulher foram feitos reféns na manhã de 21 de outubro, na Zona Norte de São Paulo. Um vídeo gravado por uma câmera de segurança mostra a perseguição da Polícia Militar ao veículo de luxo. Agentes, com ajuda de um robô da PM, cercaram o carro por cerca de três horas. Enquanto negociava a libertação dos reféns, um dos bandidos continuava exigindo transferências pelo PIX.

Homens torturados em supermercado em Canoas, Porto Alegre

Homens é torturado em supermercado em Canoas, Porto Alegre

RBS Notícias

Dois homens foram vítimas de tortura em um supermercado de Canoas, em Porto Alegre, em 12 de outubro. Um deles, um homem negro de 47 anos, diz que fazia uma corrida contratada pelo amigo suspeito de furtar picanha no estabelecimento. O advogado dos dois homens agredidos diz que seus clientes não reagiram aos ataques, que considerou desproporcionais.

Campeão mundial de jiu-jítsu Leandro Lo é assassinado em boate em São Paulo

Justiça mantém prisão temporária do PM que matou campeão mundial jiu-jítsu Leandro Lo

Policial Henrique Veloso matou o lutador Leandro Lo, de 33 anos, no dia 7 de agosto, no Clube Sírio, Zona Sul de São Paulo. Henrique foi a boate e ao motel após o crime. Ele foi preso por homicídio doloso.

Consul da Alemanha acusado de matar o marido no RJ

Justiça do Rio pede inclusão de cônsul alemão em lista de foragidos da Interpol (Jornal Nacional, 30/08, 2022)

O cônsul alemão Uwe Herbert Hahn foi denunciado pelo Ministério Público estadual (MPRJ) por assassinar o próprio marido, o belga Walter Henri Maximilien Biot , no dia 5 de agosto, no RJ. Uwe foi denunciado por homicídio triplamente qualificado: motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima.

Flordelis condenada pelo assassinato do marido

Flordelis é condenada a 50 anos de prisão por planejar o assassinato do marido

A ex-deputada federal Flordelis foi condenada pela morte do marido, o pastor Anderson do Carmo. Na sentença - 50 anos de prisão -, a juíza afirmou que ela planejou a execução brutal e fria da vítima.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023