Calendario IPVA 2024

Projeto faz mapeamento histórico de casas onde personalidades moraram em Porto Alegre

Por Redação em 23/11/2022 às 12:51:27
"Memórias de Onde Nunca Fui" é uma iniciativa das universitárias Amanda Gorziza, Lara Moeller e Luísa Gomes. Ideia surgiu após debate em sala de aula sobre a demolição da antiga residência de Caio Fernando Abreu.

Foi a partir de uma discussão em sala de aula sobre a demolição do imóvel em que morou o escritor Caio Fernando Abreu, em Porto Alegre, que as jovens Amanda Gorziza, Lara Moeller e Luisa Gomes tiveram a ideia de criar um projeto que promovesse o mapeamento e resgate histórico de casas em que moraram personalidades na Capital.

A iniciativa 'Memórias de Onde Nunca Fui' é abastecida pelas estudantes de jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Elaborado para a disciplina de Projeto Experimental em Jornalismo Online, o trabalho reúne fotos antigas e atuais dos imóveis, além de compilar informações sobre seus moradores mais conhecidos em uma plataforma digital. O conteúdo pode ser conferido em um mapa interativo.

"Alguns lugares nós já tínhamos visitado antes, outros foram uma surpresa. São histórias que a gente nem imaginava, foi um processo de descoberta", resumiu Lara.

Atualmente, o mapeamento do trio contempla nove nomes, entre músicos, políticos e escritores. Estão na lista Mario Quintana, Julio de Castilhos, José Lutzenberger, Erico Verissimo, Elis Regina, Caio Fernando Abreu, Lupicínio Rodrigues, Teixeirinha e a Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos.

Na manhã de terça-feira (22), Amanda, Lara e Luísa realizaram a apresentação final do trabalho para a turma. A pesquisa, iniciada em agosto, foi aprovada sem ressalvas pelas avaliadoras.

"As professoras ficaram muito felizes com o resultado e ressaltaram a importância do projeto para a preservação dos patrimônios culturais de Porto Alegre", comentou Lara.

Diante da repercussão positiva, as universitárias contam que pretendem expandir a iniciativa para além da sala de aula. Pelas redes sociais, elas têm recebido sugestões com nomes de outras pessoas e lugares para darem continuidade ao projeto.

"A gente vê esse trabalho como preservação da memória e preservação da história", define Lara.

Confira os locais mapeados

Mario Quintana

(Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico)

Salas de cinema ficam localizadas no térreo da Casa de Cultura Mario Quintana, Centro de Porto Alegre

Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

O antigo Hotel Majestic teve entre seus hóspedes mais ilustres o poeta Mario Quintana. Por lá, Quintana morou por mais de uma década, entre os anos de 1968 e 1980. Dois anos depois, o governo adquiriu o imóvel e, um ano mais tarde, o prédio foi arrolado como patrimônio histórico, iniciando a transição para Casa de Cultura.

Erico Verissimo

(Rua Felipe de Oliveira, 1415 – Petrópolis)

Antiga casa de Erico Verissimo

Amanda Gorziza

Considerado um dos mais importantes autores brasileiros, Erico nasceu em Cruz Alta, no Noroeste gaúcho, mas mudou-se para Porto Alegre. Ao todo, foram mais de 30 obras publicadas, entre romances, ensaios literários, crônicas e autobiografias.

Elis Regina

(Rua Rio Pardo, 21 – Vila do Iapi):

Antiga casa de Elis Regina, em Porto Alegre

Luísa Gomes

Elis nasceu em Porto Alegre e viveu com os pais e irmãos no IAPI. A cantora transitou entre vários gêneros, como MPB, bossa-nova e jazz. Na década de 1960, ela venceu um festival com a música "Arrastão" e ganhou projeção nacional.

Lupicínio Rodrigues

(Entorno da Praça Lupicínio Rodrigues – Menino Deus)

Lupicínio Rodrigues

Reprodução / TV Globo

Importante nome do samba gaúcho, Lupicínio nasceu e cresceu em Porto Alegre. O cantor e compositor morou na antiga Ilhota, um bairro rodeado por arroios que deixou de existir progressivamente. O local ocupava a área hoje correspondente à Avenida Erico Verissimo, entre a Avenida Ipiranga e a Praça Garibaldi.

Teixeirinha

(Av. Prof. Oscar Pereira, 5260 – Cascata)

Antiga casa de Teixeirinha, em Porto Alegre

Lara Moeller

Expoente da música no Rio Grande do Sul, Teixeirinha foi cantor, compositor, radialista e cineasta. Ele foi recordista de vendas no Brasil, emplacando diversos discos de ouro. O músico passou os últimos anos de vida em uma residência na zona sul de Porto Alegre.

Caio Fernando Abreu

(Rua Oscar Bittencourt, 12 – Menino Deus)

Nascido no município de Santiago, Caio Fernando Abreu foi um dos escritores mais populares da literatura nacional. A casa em que ele passou seus últimos anos de vida, muitas vezes descrita em suas obras, voltou a ganhar destaque em julho deste ano, quando foi demolida após licença concedida pela prefeitura.

José Lutzenberger

(Rua Jacinto Gomes, 39 – Santana)

Lutzenberger foi um importante ambientalista brasileiro. Ele dedicou a vida à natureza e defendeu o desenvolvimento sustentável na agricultura e no uso dos recursos não renováveis. Três gerações da família do ambientalista moraram no casarão do bairro Santana.

Julio de Castilhos

(Rua Duque de Caxias, 1205 – Centro Histórico)

Museu Julio de Castilhos, no Centro de Porto Alegre

Camila Domingues/Palácio Piratini

Foi advogado, jornalista e político. Em 1891, elegeu-se deputado para a Assembleia Constituinte e depois presidente do Estado. A casa onde sua família residiu em Porto Alegre virou o Museu Julio de Castilhos.

Pia Instituição Pedro Chaves Barcellos

(Rua Dona Leonor, 360 – Rio Branco)

Instituição construída em 1923. Ao longo de oito décadas, o prédio com arquitetura eclética abrigou e educou meninas órfãs e carentes.

VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023