Calendario IPVA 2024

Alvo de crĂ­ticas de Bolsonaro, presidente da Anvisa diz que espera ter 'ótima relação' com governo Lula

Por Redação em 23/11/2022 às 09:51:24
O diretor-presidente da AgĂȘncia Nacional de Vigilância SanitĂĄria (Anvisa), Antonio Barra Torres, afirmou nesta quarta-feira (23) que espera ter uma "ótima relação" com o governo do presidente eleito Luiz InĂĄcio Lula da Silva (PT).

Almirante da reserva da Marinha, Barra Torres foi nomeado para presidir a Anvisa pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), porém a relação esfriou ao longo da pandemia de Covid-19. Bolsonaro criticou em mais de uma oportunidade a atuação da Anvisa na liberação das vacinas.

Nesta quarta, Barra Torres e os demais diretores da agĂȘncia se reuniram com os integrantes do grupo de saĂșde da equipe de transição no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). O presidente da agĂȘncia disse esperar uma boa relação com o governo que se inicia em janeiro de 2023.

"As minhas expectativas são as melhores possĂ­veis, sou pessoa otimista, positiva. Acredito que a relação seja boa. Diga-se de passagem, não tenho queixa da relação anterior com o governo atual. Acredito que teremos uma ótima relação com o governo que entra. A agĂȘncia é uma agĂȘncia de Estado, objetivos são nacionais", disse.

Concurso pĂșblico

Barra Torres afirmou que discutirĂĄ com a equipe de Lula a realização de novo concurso pĂșblico para recompor o quadro de servidores da Anvisa. Segundo ele, o Ășltimo concurso ocorreu em 2005.

O presidente da Anvisa disse afirmou que a Anvisa tem cerca de 1,6 mil servidores, dos quais 600 jĂĄ podem se aposentar. O ideal seria ter cerca de 2,2 mil funcionĂĄrios na agĂȘncia.

"É um nĂșmero difĂ­cil de ser atingido para um primeiro concurso, mas na medida que não hĂĄ concurso nenhum desde 2005, a gente precisa concurso pĂșblico com nĂșmero de vagas que possa pelo menos a curtĂ­ssimo prazo mitigar problemas", declarou.

Equipe de Lula

Integrante do grupo de saĂșde na transição, o ex-ministro Arthur Chioro disse que a Anvisa precisa "trabalhar com autonomia" e que a ideia é atuar em "harmonia" com a agĂȘncia.

"A ideia é trabalhar em grande harmonia. Trabalhar juntos, orientados através dos fundamentos cientĂ­ficos, da saĂșde pĂșblica brasileira, mas sem oposição, sem antagonismo, sem confronto como a gente viu ao longo dessa gestão".

O senador Humberto Costa (PT-PE), que também integra o grupo de saĂșde, declarou que "faz parte das preocupações" da equipe a reposição de servidores da Anvisa e a AgĂȘncia Nacional de SaĂșde (ANS).

"Certamente a gente tem um diagnóstico, e hoje deve ser reafirmado. O próprio setor regulado, medicamentos, cosméticos, nas conversas que tivemos, todos eles demandam que a Anvisa seja mais ĂĄgil, tenha mais gente para poder emitir os pareceres. Certamente, essa é uma preocupação que estarĂĄ nos relatórios", declarou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania