Calendario IPVA 2024

'Democracia vale o que cada um de nós faz', diz CĂĄrmen LĂșcia em sessão do STF

Por Redação em 26/10/2022 às 15:29:35
Na Ășltima semana, ministra foi vĂ­tima de ataques misóginos de Roberto Jefferson. Magistrados manifestaram apoio a CĂĄrmen antes de retomar julgamento sobre Fundo Amazônia. A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) CĂĄrmen LĂșcia fez um discurso nesta quarta-feira (26) em agradecimento pelas manifestações de apoio nos Ășltimos dias, após ter sido vĂ­tima de ataques misóginos e preconceituosos do ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

"Gostaria de reafirmar que nós somos um tribunal", afirmou, destacando que o objetivo do STF é "fazer cumprir uma Constituição".

"Como jĂĄ foi reiterado aqui, não é tarefa simples. Menos ainda, em horas de tentativa de subversão ou de erosão democrĂĄtica e contra o Estado de Direito. [...] Dificuldades fazem parte, mas o Brasil vale a pena, o Estado de Direito vale a pena, a democracia vale o que cada um de nós faz", afirmou CĂĄrmen LĂșcia.

"VĂĄrios de nós passamos – nesses Ășltimos tempos especialmente, talvez diferente de outros perĂ­odos, mas que jĂĄ devem ter se repetido em outros perĂ­odos – por agruras que vão além de qualquer civilidade", declarou.

"Portanto serenamente, do mesmo jeito, continuo julgando e acho um privilégio na minha vida estar entre os senhores ministros desta composição. Tenho certeza de que estamos juntos, porque o atingimento de um é de todos, mas nós temos este compromisso com este grande sonho dos homens, no caso brasileiro, constitucionalmente definidos", afirmou.

Em vĂ­deo publicado na internet pela filha do polĂ­tico, Cristiane Brasil, Jefferson proferiu xingamentos contra a ministra por discordar de um voto dela em julgamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As ofensas, somadas a outras infrações, levaram o ministro Alexandre de Moraes a revogar a prisão domiciliar de Roberto Jefferson e determinar o retorno dele à prisão. Quando a PF foi cumprir o mandado, Jefferson disparou granadas e tiros de fuzil ferindo dois agentes – agora, responde também por quatro tentativas de homicĂ­dio.

Na abertura da sessão desta quarta, a presidente do STF, ministra Rosa Weber, leu em plenĂĄrio a nota de repĂșdio às agressões que jĂĄ tinha sido divulgada pelo tribunal.

O texto diz que o STF "manifesta seu veemente repĂșdio à agressão sórdida e vil, expressão da mais repulsiva misoginia, de que foi vĂ­tima a ministra CĂĄrmen LĂșcia" e que "condutas covardes dessa natureza são inadmissĂ­veis em uma democracia",

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023