Calendario IPVA 2024

Biden anunciará parceria econômica para as Américas, diz autoridade dos EUA

Por Redação em 07/06/2022 às 11:17:54
Presidente norte-americano vai sugerir pacote de recuperação da economia de países do continente através de acordos comerciais, afirmam membros do Governo. Cúpula das Américas acontece esta semana em Los Angeles. Presidente americano, Joe Biden, durante discurso na frente da bandeira dos EUA, em 7 de junho de 2022.

EPA/via BBC

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciará nesta semana na Cúpula das Américas de 2022 uma parceria econômica para o hemisfério ocidental com foco na recuperação econômica por meio de acordos comerciais existentes, disseram autoridades do governo norte-americano.

Chamado de "Parceria das Américas para a Prosperidade Econômica", o plano abrangerá cinco áreas, incluindo mobilização de investimentos, revigoramento de instituições, empregos em energia limpa, cadeias de suprimentos resilientes e comércio sustentável.

"O objetivo geral é construir nossas economias de baixo para cima e do meio para fora, com base estabelecida por nossos acordos de livre comércio com a região para lidar melhor com a desigualdade e a falta de oportunidades econômicas", disse uma autoridade graduada do governo a repórteres em teleconferência.

O plano visaria oferecer uma alternativa em uma região onde a China vem ampliando sua esfera de influência. Não ficou claro, no entanto, quantos países da América Latina aceitariam tal acerto.

Cúpula das Américas

Os Estados Unidos estão sediando a Cúpula das Américas em Los Angeles, um encontro onde Biden pretende abordar a imigração regional e os desafios econômicos. Mas o encontro, feito para unir líderes dos países da América do Sul, América Central e América do Norte, começou na segunda-feira (6) já com a notícia de que líderes de oito países não vão participar.

Os Estados Unidos, que organizam o evento, excluíram Cuba, Venezuela e Nicarágua. Esses países não têm regimes democráticos, para os EUA, e, por isso, ficaram de fora do encontro.

Em protesto, os presidentes do México, Uruguai, Honduras, Guatemala e Bolívia cancelaram a participação na cúpula.

Leia mais:

Sob risco de fiasco e pressão de China e Rússia, EUA tentam mostrar força com Cúpula das Américas

Cúpula das Américas expõe limites da influência americana na região

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania