Calendario IPVA 2024

MT evita perda de 65 mil doses da AstraZeneca após Anvisa aumenta prazo de validade da vacina

Por Redação em 24/03/2022 às 18:15:05
Estado chegou a anunciar a aplicação da 4° dose para os maiores de 80 anos e assim evitar o descarte dos imunizantes. 65 mil doses de vacinas da AstraZeneca venceriam neste mês

Christiano Antonucci - Secom-MT

O governo de Mato Grosso informou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) prorrogou o prazo de validade da vacina contra Covid-19 da Oxford/AstraZeneca envazada na Fiocruz. O estado corria risco de perder 65 mil doses nesta semana devido ao vencimento dos imunizantes.

Conforme a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a 4ª dose será aplicada nas pessoas com mais de 80 anos, seguindo a orientação do Ministério da Saúde.

Compartilhar no WhatsApp

Compartilhar no Telegram

"Provavelmente, não vamos perder vacinas. Esse problema é nacional e o Ministério da Saúde já conseguiu essa norma técnica para ampliar a validade desses imunizantes", disse.

Segundo o secretário, análise dos dados técnicos permite a tomada de decisão na esfera federal.

Validade da vacina Oxford/AstraZeneca será estendida

LEIA MAIS

Anvisa diz que ampliação de prazo de validade de vacinas vencidas da Pfizer na cidade de SP só pode ser feita com estudo da fabricante

Anvisa aprova ampliação do prazo de validade da vacina da Janssen para 6 meses

Anvisa amplia prazo de validade da vacina contra Covid-19 Oxford/AstraZeneca para nove meses

O Ministério da Saúde anunciou nessa quarta-feira (23) que recomenda a aplicação da 4ª dose da vacina contra a Covid (a segunda dose de reforço) em idosos acima de 80 anos. A informação foi divulgada em uma rede social e publicada em uma nota técnica.

Segundo o Ministério, a aplicação deve ser feita quatro meses após a primeira dose de reforço.

Qual imunizante poderá ser utilizado?

No caso dos idosos com mais de 80 anos, a orientação é que a aplicação seja feita, preferencialmente, com a Pfizer.

Janssen e AstraZeneca também podem ser utilizadas no novo reforço de idosos, independentemente do imunizante anterior, de acordo com a orientação do Ministério da Saúde.

A pasta também reforçou que há vacinas da Pfizer suficientes para aplicação neste grupo e que alguns estados também informaram que têm esses imunizantes em estoque.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania