Calendario IPVA 2024

Vereadoras de MT emitem nota de repúdio contra colega que chamou parlamentar de 'hiena e oportunista'

Por Redação em 18/03/2022 às 16:28:02
Ideiva Foletto(Cidadania) registrou um BO contra o colega por violência política contra a mulher e pediu medida protetiva contra ele. Ideiva Foletto prestou queixa contra colega vereador

Assessoria

Um grupo de 17 vereadoras de diferentes municípios de Mato Grosso emitiram uma nota de repúdio nesta sexta-feira (17) contra o vereador Marcos Paulista (PTB), de Lucas do Rio Verde, no norte do estado, que chamou a parlamentar Ideiva Foletto (Cidadania) de oportunista, hiena e disse que ela estava "aprendendo a mexer com pessoas de testosterona (hormônio masculino) avançada".

O caso ocorreu durante uma sessão na Câmara no dia 12 deste mês.

Logo após a sessão, Ideiva Foletto registrou um boletim de ocorrência contra o colega por violência política contra a mulher e pediu medida protetiva contra ele.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

Marcos Paulista (PTB) foi denunciado pela colega

Assessoria

Nas redes sociais, Marcos Paulista disse que houve uma infelicidade nos termos utilizados pelo vereador, mas que não foram direcionados para agredir a colega.

“É de conhecimento publico que o vereador Marcos defende os direitos das mulheres e luta contra o feminicídio no nosso município, tendo elaborado projetos de leis atuantes em Lucas do Rio Verde que defende os direitos e valores das mulheres”, diz.

Em nota, o grupo de vereadoras, em defesa da colega parlamentar, afirma que Marcos Paulista constrangeu a colega, desonrou a Câmara e atingir todas as mulheres que manifestam sua posição política.

“Nós, vereadoras mato-grossenses, de diferentes filiações partidárias, nos solidarizamos com a companheira Ideiva, que já foi alvo de outras agressões por parte deste senhor, sem que medida nenhuma tenha sido tomada. As mulheres enfrentam grandes desafios para ocupar espaços de poder. Não é justo que, uma vez neles, eleitas legitimamente, continuem a ser violentadas”, diz.

As vereadoras também pediram respeito ao sexo feminino dentro da política e solicitaram respostas da presidência da Câmara Municipal de Lucas do Rio Verde sobre as providências tomadas em relação ao caso.

A nota é assinada pelas seguintes vereadoras:

Djanira Rodrigues da Silva (Lambari D"Oeste);

Edna Sampaio (Cuiabá);

Leila Lúcia Martins de Mello (Nossa Senhora do Livramento);

Profa. Graciele Marques dos Santos (Sinop);

Rhillary Milleid Tosta (Indiavaí - Republicanos);

Sandra Lopes (Araputanga- União Brasil);

Cleide Rodrigues de Oliveira (Barra do Bugres - PP);

Alessandra Cristina de Souza (Reserva do Cabaçal - PP);

Rita Gomes (São Félix do Araguaia - MDB);

Juliana Gonçalves Negris (Reserva do Cabaçal - PP);

Érica (Aripuanã - União Brasil); Ana Paula Pimentel (Conquista D'Oeste - Republicanos);

Mazéh Silva (Cáceres - PT);

Mariana de Souza (Alto Araguaia - PSB);

Sandra Primão Barzotto (Lucas do Rio Verde - Republicanos);

Eva Auxiliadora de Sousa Dantas (Paranatinga - MDB);

Tatiane Santiago ( Bom Jesus do Araguaia-MT).

A Comissão da Mulher da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também emitiu uma nota em defesa da vereadora e afirma que o parlamentar utilizou palavras depreciativas à mulher e revestidas de cunho machista. Para a entidade, a representação da mulher nesse cenário é um avanço para a conquista de espaço em todas as esferas.

Ofensas durante sessão

Ideiva, que é vice-presidente da Câmara, disse que essa é a terceira vez que o vereador a ofende em sessões.

Em um trecho da sessão, o vereador cita também que a colega é "capacho de prefeito.

"Vereadora, a senhora é uma oportunista. A senhora vem aqui falar que nós não somos capachos de prefeito. Eu quero dizer para todos que a senhora é 'capacho' do prefeito sim, porque eu disse aqui na sessão passada. Eu falei assim: "vereador vocês têm que ter coragem de encarar o prefeito, vocês têm que ter coragem de encarar a secretaria (...) o que a senhora sabe fazer aqui é isso, é roubar mérito, sair aqui como boa moça e parece uma hiena, o que a senhora mais sabe fazer, a primeira e única por gestos repetitivos”, disse o vereador.

Ideiva foi a segunda vereadora mais votada na última eleição. Ela é professora e formada em direito.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania