Calendario IPVA 2024

Primeira sessão de cinema exclusiva para crianças com autismo é realizada em Cuiabá

Por Redação em 14/03/2022 às 19:20:36
As salas precisam ter um ambiente adaptado ao público como iluminação acesa, volume do som reduzido, temperatura mínima da sala de 22°C e sinalização na porta. Cinemas de Cuiabá deverão realizar uma sessão mensal exclusiva para crianças autistas

Assessoria

A primeira sessão de cinema para crianças com autismo foi realizada no sábado (12), em Cuiabá. A lei foi aprovada em junho do ano passado pela Câmara dos Vereadores e sancionada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

A lei obriga os cinemas da capital a realizar uma sessão exclusiva por mês para crianças que possuem Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Compartilhe esta notícia no WhatsApp

Compartilhe esta notícia no Telegram

Para que as sessões sejam realizadas, as salas precisam ter um ambiente adaptado ao público como iluminação acesa, não haverá exibição de trailer, o volume do som reduzido, temperatura mínima da sala de 22°C e deve haver sinalização na porta com o símbolo do autismo.

De acordo com a presidente da Associação de Amigos do Autista de Mato Grosso (AMA-MT) Kelly Viegas, as salas adaptadas podem ajudar na inclusão dessas crianças.

"Com o volume e ar condicionado mais baixo, algumas luzes acesas, proporcionam uma melhor qualidade para assistir o filme por causa da sensibilidade visual e auditiva. Eles se sentirão mais confortáveis. Através dessas salas as crianças conseguem ter um momento de lazer e serem melhor incluídas", disse.

Em Cuiabá, cerca de 2 mil crianças possuem autismo, segundo a associação.

A lei

A Câmara dos Vereadores de Cuiabá aprovou, no dia 22 de junho do ano passado, um projeto de lei que garante sessões de cinema adaptados para crianças e adolescentes que possuem Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A lei foi considerada Constitucional pela Câmara pois garante direito de inclusão.

As sessões para esse público não podem ter anúncios comerciais e as luzes e o som precisam ser reduzidos.

De acordo com o projeto de lei, os cinemas não precisariam investir para adaptar as salas e, por isso, o tornou viável. A elaboração foi feita após relatos de membros da Associação dos Amigos dos Autistas (AMA) e famílias com pessoas autistas.

Os filmes exibidos serão apropriados à faixa etária do público. Além disso, os espectadores poderão sair da sala e voltarem ao longo da sessão, sempre que desejarem.

Além disso, eles podem escolher o horário e dia a ser realizada a sessão.

Depois da promulgação da lei, os cinemas tiveram prazo de 180 dias para a implementação das adequações para receber este público específico.

LEIA TAMBÉM

Locutora sugere tapa-ouvidos a autistas e animais, diz que proibir fogos barulhentos é contraditório e deputada faz projeto contra venda

Projeto de lei permite que autistas sejam acompanhados por cão-guia dentro do transporte coletivo e em espaços públicos e privados em MT

Autista se forma em medicina em MT 20 anos após professora dizer que não seria alfabetizado

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania