Calendario IPVA 2024

Brasil segue roteiro de 'Jamaica Abaixo de Zero' e se desenvolve no bobslead para as Olimpíadas de Inverno em Pequim

Por Redação em 31/01/2022 às 01:29:27
Edson Bindilatti conta como se inspirou no filme clássico da Sessão da Tarde para se tornar o piloto da equipe brasileira, que busca o top 15 nos jogos, que acontecem em fevereiro. Bodsled Fantástico

Reprodução

O filme "Jamaica Abaixo de Zero", um clássico da Sessão da Tarde, mostra a trajetória inusitada de um grupo de jamaicanos superando as altas temperaturas e o baixo orçamento para competir no mais alto nível da corrida de trenós no gelo: o bobslead. Os brasileiros que assistiram ao filme se identificam com a situação: além do calor tropical e do costume com as Olimpíadas de verão, quem é que, anos atrás, havia ouvido falar em bobslead? Edson Bindilatti não conhecia o esporte. Mas hoje ele irá representar o Brasil na categoria, nos Jogos Olímpicos de Inverno em Pequim. Conheça a história dele na reportagem acima.

Há 22 anos, Edson trocou o calor de Camumu, na Bahia, pelo frio de Lake Placid, nos Estados Unidos. Na época, ele competia no decatlo, mas o Brasil estava recrutando competidores do atletismo, fortes e velozes, para empurrar e preencher o trenó. Edson tentou, empurrou e pulou no veículo para nunca mais sair.

"Foi a pior sensação que já tive, porque foi uma descida turbulenta, você vai batendo a cabeça... Descendo e rezando, do início ao fim", diz

Em 2011, ele se tornou o piloto de bobslead da equipe brasileira. Edson falou sobre a diferença entre as posições:

"Depois que desci na frente pela primeira vez, falei:' Nunca mais vou lá atrás' . E nunca mais fui! Porque a sensação de pilotar é muito boa. O bobslead caiu que nem uma luva para mim. E, agora, quem reza é quem está lá atrás", diverte-se Edson.

Os resultados mostram que o Brasil progrediu no bobslead com Edson à frente da equipe. Em 2018, a equipe conquistou o 23º lugar nos jogos, melhorando a marca de 2014, que era a 26ª posição. Para 2022, a meta é mais ambiciosa. Essa será a quinta e última Olimpíada de Edson. Aos 42 anos, ele quer se despedir do esporte em grande estilo:

"Acredito que podemos alcançar o top 15, se a gente estiver redondinho, com material adequado para aquela competição", afirma o piloto, que será o porta-bandeira da delegação do Brasil.

As Olimpíadas de Inverno em Pequim começam em 4 de fevereiro e vão até o dia 20. Os jogos terão transmissão do SporTV.

Ouça os podcasts do Fantástico

ISSO É FANTÃSTICO

O podcast Isso É Fantástico está disponível no G1, Globoplay, Deezer, Spotify, Google Podcasts, Apple Podcasts e Amazon Music trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo.

PRAZER, RENATA

O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. Toda segunda-feira tem episódio novo.

BICHOS NA ESCUTA

O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no G1, no Globoplay, no Deezer, no Spotify, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, na Amazon Music ou no seu aplicativo favorito. Siga, assine e curta o 'Bichos na Escuta' na sua plataforma preferida. Toda quinta-feira tem episódio novo.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania