Calendario IPVA 2024

Empresas de telefonia e bancos lideram o ranking de reclamações em Juiz de Fora no segundo semestre de 2021

Por Redação em 23/01/2022 às 17:45:06
Procon divulgou na sexta-feira (21) a lista das firmas que registraram maior número de problemas durante o período. Empresas de telefonia e bancos registram maior número de reclamações em Juiz de Fora no 2º semestre de 2021, foto ilustrativa

Reprodução/TV TEM

A empresa de telefone Oi S.A fechou o 2º semestre de 2021 como líder do ranking de empresas contra as quais foram registradas mais reclamações junto à Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Juiz de Fora. A lista foi divulgada na sexta-feira (21) com dados entre junho e dezembro do ano passado.

De acordo com o levantamento, a empresa recebeu 549 reclamações, 4,99% do total registrado até o dia 31 de dezembro. Outras 4 empresas de telefonia também estão entre as 10 primeiras empresas com o maior número de queixas, sendo a Telemar Norte e Leste S/A. em 3º lugar; a Telefônica Brasil S.A. na 5ª posição; Claro S.A. em 7º lugar; e a Tim Celular S/A em 8º.

A Cemig Distribuição S/A ficou em 2º lugar entre as empresas que registraram mais reclamações, com 498 queixas, seguida do Banco Bradesco, com 494. Veja a lista abaixo.

Atendimentos registrados nos últimos seis meses de 2021

Já nos registros on-line, realizados através da página do consumidor, foram 10.680 reclamações no último semestre de 2021.

Nessa lista, é a Vivo/Telefônica quem assume a liderança do ranking, com 708 das reclamações, seguida pela Oi Celular, com 453 registros e em 3º lugar a Oi Fixo, com 442. Confira os 10 primeiros colocados.

Registros on-line no 2º semestre de 2021

De acordo com o superintendente do Procon-JF, Eduardo Floriano, a divulgação do ranking é importante instrumento para orientação dos consumidores de Juiz de Fora sobre quais empresas devem ou não escolher para comprar produtos ou contratar serviços.

Relembre:

Empresas de telefonia e internet lideram o ranking de reclamações em Juiz de Fora no primeiro semestre de 2021

Posicionamento das empresas

BMG: "O Bmg reafirma seu compromisso e empenho para solucionar os casos de maneira tempestiva e realizar revisões de processos, destacando ainda que, disponibiliza uma gama diversificada de canais oficiais de atendimento para resolução das demandas, a fim de garantir a melhor experiência para seus clientes".

TIM: "A TIM informa que tem a satisfação dos clientes como prioridade estratégica e trabalha constantemente para reduzir o número de reclamações recebidas no Procon de Juiz de Fora e aprimorar ainda mais a qualidade dos serviços e do atendimento prestado. A operadora segue investindo nos seus canais de relacionamento, com foco na melhoria contínua da experiência do cliente".

BRADESCO: "O Bradesco realiza intenso trabalho no acompanhamento das manifestações e priorização no encaminhamento de soluções. Reduzir os índices de reclamação é foco permanente do banco. Todos os apontamentos são acompanhados de perto pela Ouvidoria. O objetivo é oferecer qualidade no atendimento a todos os clientes e usuários de seus produtos e serviços. É importante ressaltar que o Bradesco tem uma posição de respeito absoluto ao cliente e aos seus interesses".

VIVO: "A Vivo vem atuando de forma constante e assertiva para aumentar, cada vez mais, a resolutividade das demandas e a satisfação dos clientes. A companhia também trabalha com uma atuação direta junto aos importantes órgãos de defesa do consumidor, visando sempre um diálogo aberto e transparente. A Vivo é a líder em resolutividade e satisfação entre as 20 maiores empresas de todos os segmentos presentes nas plataformas Consumidor.gov e Sindec, serviços públicos que fazem o registro das demandas e permitem a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo. Nos quesitos satisfação do cliente e resolutividade, a Vivo obteve altos índices que apontaram 4,01 e 92,1%, respectivamente, segundo indicadores do acumulado de 2021 no Consumidor.gov. E a solução das demandas preliminares dos consumidores, junto aos Procons, chega a 88%. Isso é possível porque a empresa tem como propósito Digitalizar para Aproximar. E, por meio de um dos seus pilares, o DNA Vivo, são feitas ações para levar facilidade e eficiência para o dia a dia dos consumidores. Além disso, apenas no último ano, a Vivo investiu cerca de R$ 9 bilhões para oferecer a melhor infraestrutura aos clientes, seja com a tecnologia de fibra na rede fixa ou com as novas gerações na rede móvel”.

AMERICANAS: “A Americanas S.A. está sempre atenta ao que dizem seus clientes, a fim de identificar oportunidades de melhoria em seus processos, serviços e produtos. No último ano, a companhia acelerou o processo de digitalização das operações, incluindo seus canais de relacionamento. O investimento da Americanas S.A. em novas tecnologias e na melhoria constante do nível de serviço resulta em importantes reconhecimentos, como o Selo RA1000, que destaca empresas com excelentes índices de atendimento no canal ReclameAQUI, e o prêmio Black Friday de Verdade, que reconhece empresas com as melhores práticas na Black Friday do Brasil a partir da votação popular."

CAIXA: "A CAIXA informa que permanece realizando ações para melhorar o atendimento e evitar filas nas agências. Nesse sentindo, o banco ampliou o número de empregados e colaborados para fortalecer a sua rede de atendimento, em especial nas agências que concentram os maiores números de pagamento dos benefícios sociais. Sobre o ranking mencionado, a CAIXA esclarece que é prática do banco o treinamento e aperfeiçoamento contínuo dos seus empregados a fim de estabelecer um atendimento de excelência aos clientes, bem como o acompanhamento e resposta de todas as reclamações registradas. Por viabilizar as políticas sociais do Governo Federal, a CAIXA assume papel estratégico de assistência à população mais carente e, no cenário atual, trabalha para a manutenção dos serviços prioritários à população, em especial o pagamento de benefícios sociais. A dimensão numérica desse compromisso pode ser observada nos números que envolvem o Auxílio Emergencial. A CAIXA pagou mais de R$ 350 bilhões para até 68 milhões de pessoas. Foram realizados cerca de 750 milhões de pagamentos para alcançar esse resultado, milhões deles de forma presencial".

ITAÚ: “A Itaucard, empresa líder em emissões de cartões no País, segue trabalhando no aumento da satisfação de seus clientes, que estão no centro de todas as decisões, e na redução das reclamações. No segundo semestre de 2021, estas tiveram resolutividade superior a 80% junto ao órgão em questão. A marca trabalha de forma intensa e contínua na análise das reclamações registradas pelos seus clientes para identificar oportunidades de melhoria em seus processos, produtos e serviços.”

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023