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Sem radares, número de mortes por acidentes mais que triplica na SP-304 em Piracicaba em 2021, diz Infosiga

Por Redação em 22/01/2022 às 08:42:22
Foram 13 óbitos, enquanto em 2020 ocorreram quatro. Via é a que mais teve vidas perdidas no território piracicabano no ano passado. Acidente na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Piracicaba, em novembro de 2021, deixou três mortos

Edijan Del Santo/ EPTV

O número de mortes no trecho de Piracicaba (SP) da SP-304 em 2021 foi mais que o triplo do que o registrado no ano anterior. Foram 13 óbitos no último ano, enquanto em 2020 ocorreram quatro. A alta ocorre após a retirada de radares fixos da estrada, no final de 2020.

Os dados são do Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo (Infosiga-SP). Das 48 mortes em vias da cidade em 2021, 27 ocorreram em rodovias.

Já entre as cinco vias com o maior número de acidentes fatais no período, quatro são rodovias. A única via municipal entre as cinco é a Avenida Roma, no bairro Santa Terezinha, onde mãe e filha morreram após serem atropeladas na calçada por um motorista que tinha consumido bebida alcoólica, em 9 de maio do ano passado.

Acidente com caminhão matou motociclista na Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), em Piracicaba, em abril de 2021

Arquivo pessoal

Os dados da SP-304 se referem tanto ao trecho que vai até Santa Bárbara d'Oeste, onde é denominada Rodovia Luiz de Queiroz e é administrada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), quanto so trecho que segue até Ãguas de São Pedro, onde se chama Rodovia Geraldo de Barros é gerida pela concessionária Eixo SP.

Quatro dos 13 óbitos ocorreram em um trecho de três quilômetros, entre os km 178 e 181. Por outro lado, um mesmo ponto, no km 154, registrou a morte de três pessoas que ocupavam o mesmo veículo, no último dia 10 de novembro.

O acidente envolveu três veículos. Segundo a Polícia Rodoviária, caminhão tombou e, na sequência, houve uma sequência de batidas envolvendo uma caminhonete e uma van.

O que dizem o DER e a Eixo SP

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que, nesta gestão, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo (SLT) intensificou a realização de operações conjuntas com suas próprias equipes e a Polícia Rodoviária Estadual em todo o estado para coibir excessos dos motoristas, principalmente em relação ao excesso de velocidade.

"Além disso, a SLT tem investido na manutenção de todas as suas rodovias para proporcionar mais segurança aos usuários, mantendo serviços como limpeza e conservação de drenagem, roçada e tapa-buracos", acrescentou.

O órgão alertou, ainda, que o respeito às leis de trânsito, como dirigir dentro da velocidade determinada na via, é determinante para um trânsito mais seguro. "A imprudência ao volante é o principal fator que gera acidentes", completou.

A Eixo SP Concessionária de Rodovias informou que investe em pavimento de alta qualidade, sinalização de todo o trecho e ações educativas relacionadas a direção segura. Também conforme a empresa, além do trabalho educativo, outras ações operacionais, de engenharia e de fiscalização estão programadas pela concessionária para este e os próximos anos, seguindo o cronograma do Programa de Redução de Acidentes adotado pela empresa.

"Estão previstos ainda a implantação de radares fixos em áreas urbanas, onde a movimentação de veículos é maior. A finalidade não é punir, mas reduzir a velocidade dos veículos nos trechos urbanos, aumentando, assim, a segurança viária", acrescentou.

ARQUIVO: Radares fixos na Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304) em 2014, antes da desativação

Araripe Castilho/G1

Retirada de radares fixos

Em novembro de 2020, a EPTV, afiliada da TV Globo, mostrou que a SP-304 ficou sem radares fixos de controle de velocidade após o término do contrato com a empresa que realizava o serviço.

À época, o DER informou que já havia lançado um novo edital de licitação, mas não informou quando seria concluído.

Na sexta-feira (21), o departamento voltou a informar ao g1 que a contratação da nova empresa para a instalação dos equipamentos na SP-304 está em fase de licitação, mas novamente sem apontar prazo para finalização do procedimento.

Também conforme o DER, onze radares estão previstos na rodovia, entre os quilômetros 126+900 e 168+50.

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Fonte: G1

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