Calendario IPVA 2024

RMC registra saldo de 8,8 mil empregos formais em novembro, diz governo; economista vê recomposição e 2022 incerto

Por Redação em 31/12/2021 às 18:26:28
Metrópole teve saldo de 24 mil vagas no penúltimo mês de 2021, enquanto Pedreira zerou e Morungaba teve resultado negativo. Veja acumulado de cada município e análise de especialista. Pessoa segura carteira de trabalho em mutirão de emprego

VINICIUS NUNES/AGÊNCIA F8/ESTADÃO CONTEÚDO

A Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou saldo positivo de 8.842 vagas de emprego com carteira assinada em novembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados pelo governo federal. Para a economista Eliane Navarro Rosandiski, do Observatório PUC-Campinas, o resultado indica recomposição, mas há incertezas para 2022.

Maior entre as 20 cidades do grupo, Campinas (SP) detém o maior número de postos contabilizados no período, enquanto Pedreira (SP) teve saldo zero e Morungaba(SP) negativou. Todas, contudo, têm balanço positivo desde janeiro. Veja abaixo o saldo de cada cidade.

Geração de empregos formais na RMC

Análise dos indicadores

A economista do Observatório PUC-Campinas destacou que o saldo da RMC em novembro foi impulsionado por contratações temporárias no período de Natal. Já o saldo acumulado desde janeiro, explicou, significa uma retomada que ainda não repercutiu em renda maior para a população.

"Houve uma recomposição, sem sombra de dúvidas. É uma geração de emprego que garante renda, mas, diante de condições desfavoráveis, compra-se o básico e perde força." Para ela, o efetivo crescimento passa pela inflação, o que reflete em valores da energia, dólar, alimentos e combustíveis.

"Eu imagino que ela vá ficar um pouco mais 'comportada'. Campinas está no setor de serviços, então quando o setor cresce há impacto nesta dinâmica. Quando falamos da área industrial, olhamos mais para Americana, Hortolândia, Indaiatuba e Sumaré. Os municípios da Região Metropolitana tem uma composição interessante, são complementares em virtude desta conurbação", avaliou Eliane.

Ao ponderar sobre os dados de Pedreira e Morungaba, que não tiveram saldo positivo em novembro, a economista ponderou que o saldo pode ter sido decorrente de uma correção de dados, variações pontuais em setores específicos ou mudança estrutural. "É importante verificar a tendência", falou ao lembrar que todas as cidades da RMC acumulam saldo positivo para geração de empregos em 2021.

Cenário em Campinas

O destaque de novembro em Campinas é o setor de serviços, que concentra 47% das vagas do mês. Já no acumulado do ano, diz o Caged, a área corresponde a 67,6% das novas oportunidades.

Também ocorreram saldos positivos de empregos na agropecuária, construção, comércio e indústria. Ao todo, foram contabilizadas no penúltimo mês do ano 17.673 admissões e 14.223 demissões.

Saldo de vagas formais em Campinas

VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região

Veja mais notícias da região no g1 Campinas.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania