AL- Vacina que volta

Militares do Sudão reintegram primeiro-ministro após acordo

Por Redação em 21/11/2021 às 13:57:38

Os militares do Sud√£o reintegraram o primeiro-ministro Abdalla Hamdok neste domingo (21) e anunciaram a liberta√ß√£o de todos os presos pol√≠ticos após semanas de protestos mortais desencadeados por um golpe.

Sob um acordo assinado com o líder militar General Abdel Fattah al-Burhan, Hamdok vai liderar um governo civil de tecnocratas por um período de transição.

As for√ßas de seguran√ßa dispararam g√°s lacrimog√™neo para dispersar manifestantes que se aproximavam do pal√°cio presidencial antes do an√ļncio do acordo.

Pouco depois de o pacto ser assinado, alguns começaram a gritar que "Hamdok vendeu a revolução".

Hamdok disse que concordou com o acordo para impedir o derramamento de sangue.

"O sangue sudan√™s é precioso, vamos parar o derramamento de sangue e direcionar a energia da juventude para a constru√ß√£o e o desenvolvimento", disse ele.

Mas a coalizão civil que dividia o poder com os militares disse anteriormente que se opunha a qualquer negociação com os "golpistas" e pediu que os protestos continuassem neste domingo.

V√°rios dos comit√™s de resist√™ncia que v√™m organizando protestos também emitiram declara√ß√Ķes rejeitando qualquer acordo com os militares.

Hamdok foi colocado em pris√£o domiciliar quando os militares tomaram o poder, em 25 de outubro, atrapalhando uma transi√ß√£o para a democracia acordada após a derrubada de Omar al-Bashir em 2019, que encerrou suas tr√™s décadas de governo autocr√°tico.

Os militares dissolveram o gabinete de Hamdok e detiveram v√°rios civis que ocupavam cargos importantes no acordo de divis√£o de poder definido com os militares depois que Bashir foi deposto.

O golpe desencadeou manifesta√ß√Ķes em massa contra militares, e médicos alinhados com o movimento de protesto dizem que as for√ßas de seguran√ßa j√° mataram 40 civis em repress√Ķes cada vez mais violentas.

Fonte: Agência Brasil

Comunicar erro
Coronavirus 728x90
AL- Fake News - Vacinas
InfoJud 728x90