Calendario IPVA 2024

Prévias geram 'racha', e vencedor terá de 'lamber feridas' e unir partido, diz presidente do PSDB

Por Redação em 21/11/2021 às 12:27:58
Arthur Virgílio, Eduardo Leite e João Doria disputam prévias neste domingo para definir quem irá concorrer ao Planalto em 2022 pelo PSDB. Divisão interna foi exposta nas últimas semanas. Prévias geram 'racha', e vencedor terá de 'lamber feridas' e unir PSDB, diz Araújo

O presidente do PSDB, Bruno Araújo, afirmou neste domingo (21) que as prévias do partido devem gerar um "racha" na legenda, mas que será preciso "lamber as feridas internas" e unir os tucanos.

A votação acontece neste domingo em Brasília. Disputam as prévias tucanas para as eleições presidenciais de 2022 o ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio; o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; e o governador de São Paulo, João Doria.

Ao chegar ao local onde acontece a votação, Bruno Araújo foi questionado se as prévias podem provocar um "racha" no partido. O presidente do PSDB, então, respondeu:

"Devem e têm de provocar um racha. Eleição não é confraria. Eleição é disputa. agora temos até agosto, que são as convenções do ano que vem, para construirmos entendimento. [...] Cabe ao escolhido de hoje demonstrar maturidade, liderança no sentido de ter capacidade de construir, lamber as feridas internas e unir o partido."

Segundo Araújo, mais de 90% dos tucanos com mandato eletivo se cadastraram para votar. "A gente espera que outros partidos, aliados ou que disputam decisões politicas conosco, ingressem e tenham uma posição de democratizar essa decisão", concluiu.

A disputa se dá em meio a divergências internas. Segundo os organizadores, as prévias foram o único caminho encontrado para viabilizar a "unidade" partidária.

Ao todo, quase 45 mil filiados, entre militantes e detentores de mandato, devem votar em um dos três candidatos.

Prévias

Esta será a primeira vez que o partido recorre às prévias para escolher o candidato ao Palácio do Planalto.

Questionado se os candidatos perdedores podem abandonar o PSDB após a disputa, e acabar procurando outra legenda para concorrer à Presidência, Araújo afirmou que até abril pode haver alguma eventual perda.

"Mas as adições são muito maiores ao projeto, o objetivo que o PSDB está consolidando. Sobretudo pela expectativa de fazer uma campanha com força política", disse.

União após as prévias

Em declarações neste domingo, os candidatos também falaram em união do partido após as prévias. Saiba o que disseram (por ordem alfabética):

Ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio durante as prévias do PSDB em Brasília — Foto: Reprodução/TV Globo
Ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio durante as prévias do PSDB em Brasília

Arthur Virgílio

Para o ex-prefeito de Manaus, é preciso haver "paz", "tranquilidade" e "honradez" após a disputa.

"Você dividir uma coisa pequena não é inteligente. Eu sempre digo que a inteligência, ela tem limite. Mesmo a do Einstein. Mas a burrice, ela é ilimitada. A burrice, a arrogância, ela é ilimitada. Então, eu entendo que o partido, para conseguir alguma coisa nesta eleição, ele tem que unir suas forças, tem que haver humildade de todos", declarou.


Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tira foto com apoiador durante prévias do PSDB em Brasília — Foto: Alexandro Martello/g1
Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, tira foto com apoiador durante prévias do PSDB em Brasília


Eduardo Leite

Eduardo Leite afirmou que, após as prévias, o PSDB estará "unido" no objetivo de "tirar o país dessa polarização".

"A política, naturalmente, no momento da eleição, ela divide, pois a gente acentua a diferença entre as candidaturas. Mas, passado o processo e tendo o resultado, tenho absoluta certeza que o partido estará unido com um único proposito, que é tirar o país dessa polarização, que gera tantos prejuízos para a população. Vamos unir o PSDB e depois vamos unir o Brasil", declarou.


Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto com apoiadores durante prévias do PSDB em Brasília — Foto: Alexandro Martello/g1
Governador de São Paulo, João Doria, posa para foto com apoiadores durante prévias do PSDB em Brasília


João Doria

João Doria, por sua vez, afirmou que o PSDB sairá "mais unido e mais forte do que nunca" das prévias.

"Está respeitando o voto, respeitando a liberdade, respeitando o direito de todos os seus filiados votarem e escolherem o seu candidato à Presidência da República. Viva o PSDB, viva a democracia, viva o Brasil. O PSDB sairá mais unido e mais forte do que nunca. O PSDB está unido, e continuará unido e fortalecido", acrescentou.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023