Calendario IPVA 2024

Haitiana faz o Enem em MT e diz que sonha ser médica após perder avó vítima de descaso médico

Por Redação em 19/11/2021 às 16:56:07
Lovedana Dorcin, 17 anos, se mudou para o estado depois que a família teve loja destruída. Lovane faz cursinho preparatório para o Enem

Arquivo pessoal

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é mais um desafio na vida da estudante Lovedana Dorcin, 17 anos. Ela veio do Haiti com a família em 2019, depois de terem perdido uma loja no terremoto que atingiu a ilha caribenha em 2010.

Essa é a primeira vez que a estudante da Escola Estadual Professora Dione Augusta Silva Souza, no Bairro Morada da Serra, em Cuiabá, faz o Enem pela primeira vez.

Ela tem o sonho de se tornar médica. Um dos motivos é a perda da avó por falta de assistência médica. "Escolhi essa profissão porque gosto da área e também porque, quando minha avó precisava de um médico para salva-la, não tinha, e por falta de atenção ela morreu. Desde então pensei em ser médica para atender melhor a minha família e ajudar as outras pessoas que estão morrendo por falta de atenção médica", conta.

Em Cap-Haitien, no Haiti, Lovedana disse que a avó usava um dispositivo intrauterino (DIU) para não ter mais filhos. Quando a avó chegou na fase da menopausa, ela quis tirar o dispositivo.

Em vez de retirarem o aparelho, os médicos apenas fizeram uma limpeza que culminou em um corte interno no útero. Ainda com o DIU, a avó seguiu por dias com o ferimento aberto, desenvolvendo um câncer no útero.

Quando a família procurou outro médico, foi comunicada que já era tarde e que não tinha mais como salvá-la.

"Eu estou estudando bastante para conseguir esse sonho que eu tenho de não deixar que esse mesmo erro aconteça com outras pessoas. Eu sei que com Deus na frente, vou conseguir chegar lá", ressalta.

Estudantes vivem a experiência com as mesmas regras do exame

Lovedana faz um cursinho preparatório na escola onde estuda. As aulas são gratuitas.

Tácila Moura, 19 anos, que é amiga de Lovedana, também faz o cursinho. Para ela, a preparação para a prova tem sido favorecida com os simulados promovidos pelos professores do colégio. “Acredito que vou conseguir fazer uma boa prova, já que a escola deu algumas dicas sobre como controlar o nervosismo na hora que é, geralmente, o que mais atrapalha meu desempenho”, afirma.

Vinda do Acre para Cuiabá há cerca de oito anos, Tácila também pretende fazer Medicina. “Quero ajudar as pessoas a continuarem a viver. Meu maior motivo é porque eu quero salvar vidas”, diz.

Outra estudante, Luana Januário, 18 anos, cuiabana, diz que, nos dias que antecedem a prova, os cuidados passam a ser com a saúde mental. “Tiramos um dia para distrair e dar um tempo para nossa mente, um dia de jogos e depois voltaremos com força total para a segunda etapa do Enem com ótimos professores e até uns convidados para nos ensinar”, conta, referindo-se aos simulados desenvolvidos voluntariamente pelos professores da escola.

Um dos idealizados do cursinho social, o professor Jefferson Fiel disse que o trabalho é feito voluntariamente pelos profissionais da escola. “Somos professores porque gostamos de ajudar pessoas. Então, deixamos a nossa família, tranquilidade e sossego para estar aqui, voluntariamente, para ajudar os alunos”, afirmou.

Enem em MT

A prova do Enem será aplicada em 57 municípios do estado, nos dois últimos domingos deste mês, dia 21 e 28. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), são 51.055 inscritos nesta edição do exame em Mato Grosso.

Ao todo, são 183 locais de prova.

Este número é quase 30% menor do que o do ano passado. De acordo com o coordenador do Enem em MT, Eduardo Octaviano, são 70 mil inscritos neste ano, enquanto que em 2020 foram mais de 98 mil.

Os portões no dia do exame abrem às 11h (horário de Cuiabá) e fecham às 12h.

Atenção ao que pode levar no dia da prova:

Caneta esferográfica de cor preta, com tubo transparente;

Use máscara;

Leve um lanche que já esteja acostumado a consumir;

Documento oficial com foto.

Fonte: G1/MT

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania