Calendario IPVA 2024

No terceiro dia em Dubai, Bolsonaro participa de fórum de investimentos com ministros

Por Redação em 15/11/2021 às 03:18:12
Jair Bolsonaro e comitiva de ministros no evento 'Invest in Brazil Forum', em Dubai

Jair Bolsonaro e comitiva de ministros no evento 'Invest in Brazil Forum', em Dubai

Presidente faz viagem de uma semana pelo Oriente Médio; roteiro é composto por Emirados Árabes, Bahrein e Catar. À tarde, Bolsonaro deve participar do 'Dia do Brasil' na Expo 2020.


O presidente Jair Bolsonaro participa nesta segunda-feira (15) de um fórum de investimentos em Dubai, nos Emirados Árabes, como parte da programação da viagem oficial a países do Oriente Médio. Uma comitiva de ministros acompanha o presidente no evento.

Bolsonaro está no terceiro dia de agendas nos Emirados Árabes, primeiro destino de uma viagem por três países do Golfo Pérsico. O presidente irá na terça-feira (16) ao Bahrein e na quarta (17) ao Catar com o objetivo de apresentar oportunidades de negócios em áreas como infraestrutura, agricultura e defesa.

O "Invest in Brazil Forum" é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), um órgão do governo federal.

Além de Bolsonaro, participaram os ministros Paulo Guedes (Economia), Tarcisio de Freitas (Infraestrutura), Tereza Cristina (Agricultura), Bento Albuquerque (Minas e Energia), Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Carlos França (Relações Exteriores), Braga Netto (Defesa) e Gilson Machado (Turismo).

O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a afirmar que o Brasil teve um bom desempenho na pandemia – que matou mais de 611 mil pessoas no país até esta segunda – e que a agenda de reformas está em andamento. No entanto, as reformas administrativa e tributária não avançaram no Congresso Nacional.

O ministro destacou que o Brasil precisa da parceria com de "reciclagem" dos "petrodólares" dos países da região do Golfo Pérsico. "São sócios ideias para os recursos naturais que temos no Brasil", disse.

O ministro citou o projeto de privatização do porto de Santos (SP), o maior do país, e convidou os investidores árabes a apostarem no Brasil. "Confiem no Brasil, venham para o Brasil", declarou.

O ministro do Itamaraty, Carlos França, destacou as metas do Brasil anunciadas durante a confederação sobre clima da ONU, a COP26, para redução de emissões e previsão de zerar o desmatamento ilegal. Segundo França, "comércio e meio ambiente estão interligados".

O fórum coincidiu com uma missão empresarial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que aproveitou a viagem do presidente para levar a Dubai um grupo de mais de 300 empresários e executivos brasileiros. Autoridades locais e investidores árabes também participaram do fórum.

Após o evento, Bolsonaro deve ir a Abu Dhabi, capital do país e vizinha à Dubai, para uma audiência com o príncipe herdeiro do emirado, Mohamed Bin Zayed Al Nahyan.

Expo 2020

Bolsonaro também participa nesta segunda das solenidades do "Dia do Brasil" na Expo 2020, a exposição universal que nesta edição, entre outubro deste ano e março de 2022, ocorre em Dubai e reúne pavilhões de 192 países. A data da solenidade coincide com o aniversário da proclamação da República no Brasil.

O presidente esteve na Expo no sábado (13), quando chegou ao país. Ele teve uma reunião bilateral com o emir de Dubai, vice-presidente e primeiro ministro dos Emirados Árabes, sheik Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

As exposições universais são realizadas desde 1851 em diferentes países e contam com histórico de apresentar inovações tecnológicas e novos feitos da arquitetura e engenharia. A Torre Eiffel, por exemplo, foi construída para coroar a entrada da exposição universal de 1889, em Paris.

A programação prevê uma solenidade na praça Al Wasl, principal ponto do parque, e a visita de Bolsonaro ao Pavilhão Brasil, liderado pela Apex-Brasil. A estrutura, que fica no distrito da sustentabilidade, destaca a biodiversidade do Brasil – uma tentativa de contraponto às críticas que o governo sofre com os altos índices de desmatamento, sobretudo, na Amazônia.

A agenda de Bolsonaro na Expo ainda prevê uma apresentação de jiu-jitsu, visitas aos pavilhões dos Emirados Árabes, Arábia Saudita e Israel, e um jantar oficial.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023