Calendario IPVA 2024

Graças à vacinação, diminuição de casos graves e mortes por Covid muda a rotina dos hospitais do país

Por Redação em 14/11/2021 às 22:47:54
No auge da pandemia, um hospital em São Paulo chegou a ter 55 leitos de UTI para pacientes com Covid. Hoje são apenas 20, mas só três estão ocupados

No auge da pandemia, um hospital em São Paulo chegou a ter 55 leitos de UTI para pacientes com Covid. Hoje são apenas 20, mas só três estão ocupados

O Hospital das Clínicas, em São Paulo, que chegou a receber 60 pacientes por dia na UTI no auge da pandemia, hoje recebe cerca de seis. Diminuição de casos graves e mortes por Covid muda a rotina dos hospitais do país

Os hospitais da cidade de São Paulo sofreram com a pandemia de Covid-19. Foi em um deles que o novo coronavírus foi identificado pela primeira vez no Brasil, em fevereiro de 2020. Um em cada cinco brasileiros infectados mora no estado. Um em cada quatro mortos era de São Paulo. Mas, com a vacinação, as terras paulistas e do país inteiro comemoram a queda dos números de infectados, casos graves e mortes. Veja na reportagem acima.

Em junho, o Hospital Geral Vila Penteado, na Zona Norte da capital, já tratava apenas pacientes com Covid-19. Na época, uma reportagem do Fantástico e do Profissão Repórter conseguiu registros da rotina dos médicos da UTI, e ela foi indicada ao Prêmio Emmy de Jornalismo Internacional. Lá, quase 23 mil vidas foram salvas. Mas 4,8 mil foram perdidas. A imagem agora é outra, e os números também. No auge da pandemia, o hospital chegou a ter 55 leitos de UTI para pacientes com Covid. Hoje são apenas 20, mas só três estão ocupados.

Desde o começo da pandemia, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP internou mais de 11 mil pessoas. Setenta por cento se salvaram. Tinham sido planejados 75 leitos de UTI, que viraram 150 e depois dobraram para 300 nos momentos mais delicados da pandemia no Brasil.

Teve dia que nós recebemos 60 pacientes de UTI. Hoje a gente recebe cinco ou seis, todos de terapia intensiva, muito graves, mas diminuiu.

Antes da pandemia, São Paulo tinha 3,2 mil leitos de unidade de terapia intensiva em todo o estado. No pico da pandemia, chegou a ter 16 mil. Agora, são 5,6 mil dedicados a pacientes com Covid. O número de internações em UTI, que atingiu um pico de 13.150 pessoas, caiu muito. Hoje, são cerca de 1,4 mil pacientes com Covid internados em UTIs em todo o estado.


Antes da pandemia, São Paulo tinha 3,2 mil leitos de unidade de terapia intensiva em todo o estado — Foto: Reprodução/Fantástico
Antes da pandemia, São Paulo tinha 3,2 mil leitos de unidade de terapia intensiva em todo o estado


Segundo médicos e autoridades, a diminuição dos números de Covid é um resultado direto do avanço da vacinação. E uma pesquisa sobre a imunidade da população permite fazer essa afirmação com base em dados científicos.

A pesquisa diferencia dois tipos de anticorpos: o básico, que surge no organismo depois que entra em contato com alguém doente, e o neutralizante, que defende contra as formas mais graves da Covid. Este só aparece no organismo de quem já tomou a vacina, e de junho a setembro saltou de 33% das pessoas testadas para 82%.

"Esse cenário de hoje é ligado diretamente ao processo de vacinação. Quanto antes a gente alcançar a imunização de toda a nossa população, mais seguro a gente está para retomar algum nível de normalidade", diz Diego Ricardo Xavier, pesquisador da Fiocruz.


Gráfico compara o número de mortes no Brasil com o índice de vacinação — Foto: Reprodução/TV Globo
Gráfico compara o número de mortes no Brasil com o índice de vacinação


Anticorpo neutralizante — Foto: Reprodução/TV Globo
Anticorpo neutralizante



Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023
Garotas de programa Goiania