Calendario IPVA 2024

No segundo dia em Dubai, Bolsonaro participa de abertura de feira aeroespacial

Por Redação em 14/11/2021 às 07:47:12
Presidente visitou a Dubai Airshow, que reúne fabricantes de aeronaves. Governo brasileiro e Embraer montaram estandes no evento para tentar ampliar venda de produtos.

No segundo dia da visita oficial a Dubai, maior cidade dos Emirados Árabes, o presidente Jair Bolsonaro participou neste domingo (14) da abertura da Dubai Airshow – feira que reúne as principais fabricantes de aeronaves do mundo.

O emir de Dubai e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoumm, também esteve no evento e passou pela área pública. Veja no vídeo abaixo – o emir veste um traje amarelo:

Antes de visitar a feira de aviação, Bolsonaro e a comitiva foram ao Burj Khalifa, o prédio mais alto do mundo, construído em 2015, com 828 metros de altura e 163 andares.

Feira de aviação

A Dubai Airshow vai até a próxima quinta (18), com exposições de aeronaves como cargueiros e jatos comerciais, militares e particulares.

O governo brasileiro montou um pavilhão no evento – a organização do espaço ficou a cargo do Ministério da Defesa.

Segundo a pasta, o governo brasileiro tenta ampliar as vendas na área e assinará, durante a feira, um memorando de entendimento com o Internacional Golden Group, fornecedor das Forças Armadas dos Emirados Árabes.

A Dubai Airshow é realizada em um espaço similar a um aeroporto, com diversas aeronaves civis e militares em exposição. Além do KC-390, a Embraer também levou um exemplar do turboélice EMB-314, ou "Super Tucano", para a feira.

Embraer x FAB

Na sexta-feira, a FAB anunciou que reduzirá de 28 para 15 as unidades compradas do KC-390. Já a Embraer informou que buscará as medidas legais cabíveis, sinalizando que a disputa com a FAB deve parar na Justiça.

A Embraer também tem um pavilhão da Dubai Airshow, onde uma das aeronaves destacadas é o KC-390. O cargueiro militar é motivo de atrito entre a fabricante brasileira e a Força Área Brasileira (FAB).

Bolsonaro comentou o impasse durante entrevista no sábado, em Dubai. O presidente disse que a FAB não terá recursos suficientes para comprar e utilizar todas as aeronaves. Segundo ele, o caso não afetará a imagem e os negócios da Embraer.

"Nós temos que ter uma frota que nós possamos mantê-la operacional. Você não pode comprar um avião como você compra um carro, que muitas vezes fica na garagem. Ele tem que se movimentar, isso custa caro. Orçamento da Força Área está apertado também", explicou.

Visita a Abu Dhabi

Após a passagem pela feira, ainda neste domingo, Jair Bolsonaro deve visitar uma unidade industrial da multinacional brasileira de alimentos BRF em Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes.

Dubai e Abu Dhabi são dois dos sete emirados que compõem o país. A distância entre o centro das duas cidades é de aproximadamente 140 km.

Primeiro dia

Acompanhado de ministros e da primeira-dama Michelle Bolsonaro, o presidente chegou no sábado (13) a Dubai, um dos sete emirados que formam o país no Golfo Pérsico. É a primeira parada de Bolsonaro na segunda viagem à região desde que assumiu o governo, em 2019.

Antes de voltar ao Brasil, Bolsonaro ainda passará pelo Bahrein e pelo Catar na próxima semana.

No sábado (13), Bolsonaro visitou a Expo 2020, a exposição universal que ocorre em Dubai. Lá, teve uma reunião bilateral com o emir local e primeiro-ministro dos Emirados Árabes, Mohammed bin Rashid Al Maktoum.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023