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Aprenda dicas de marketing para diferenciar seu negócio

Por Redação em 01/11/2021 às 14:55:27
Humanizar sua marca nas redes sociais e promover ações que ofereçam uma experiência diferenciada para o cliente estão entre elas.

A humanização está em alta nas campanhas de marketing digital. Thaís Oliveira, embaixadora oficial do Difusora/Divulgação Shopping Difusora

Muito já se ouviu falar em marketing digital como aliado dos negócios, principalmente para o comércio varejista. Para quem já usa a internet para vender e se comunicar com o seu público, saiba que se pode ir além das expectativas, lançando mão de algumas dicas estratégias. Esta matéria vai trazer inspirações para quem está iniciando um negócio ou precisa saber como chegar a um público consumidor cada vez mais exigente e pautado pelas redes sociais.

Para Genyfe Emanuela Vieira, proprietária da loja Madame G, localizada no Shopping Difusora, o que funciona bem para o marketing da empresa dela é a humanização da marca. “Quando eu gero uma campanha em que eu, como dona da marca, estou lá apresentando o meu produto para o meu cliente, gera engajamento e confiança. Ele passa a ser aquele amigo que me conhece pela rede social, pela forma que eu me comunico com ele. É uma dica que eu passo para os empreendedores: usar a rede social de forma humanizada”, orienta Genyfe.

“As pessoas não estão mais interessadas em ver só os sites montados, os instagrans muito lindos, com os feeds perfeitos” enfatiza Genyfe Emanuela, da loja Madame G.

Genyfe Emanuela Vieira, proprietária da Loja Madame G/Divulgação Shopping Difusora

O desafio se torna ainda maior quando se precisa lidar com um mix de produtos e serviços, como no caso de Paulo Magalhães, gerente de marketing do Shopping Difusora. Com mais de 130 lojas no mall, cada uma com um perfil de público diferente, ele precisa desenvolver ações que atendam a demanda dos lojistas. Uma delas é produzir conteúdos relevantes para as redes sociais, de uma forma inusitada, e gerar engajamento. O material é produzido com fotos de boa resolução, vídeos curtos, legendas de fácil entendimento ao público.

Paulo Magalhães, gerente de marketing do Difusora/Divulgação Shopping Difusora

“A gente tem sempre que pensar em divulgar o produto da loja de uma forma diferente para que o Instagram não vire um grande catálogo de produtos”, destaca Paulo Magalhães, gerente de marketing do Shopping Difusora.

A humanização também entra na pauta do gerente, que fechou parceria com a blogueira Thaís Oliveira, embaixadora oficial do Difusora. ”Ela visita as lojas, usa os produtos e mostra aos clientes como usá-los. Isso é uma coisa muito diferenciada. É uma estratégia muito boa e os lojistas pedem muito para a blogueira os visitar sempre que chega algo novo nas lojas”, afirma.

Thaís Oliveira, traz muita versatilidade, visitando as lojas, usando os produtos e mostrando aos clientes como usá-los. Divulgação/Shopping Difusora

Apesar do sucesso que o digital pode trazer para os empreendedores, o marketing tradicional não deve ser totalmente descartado. Promover ações que ofereçam uma experiência diferenciada para o cliente que vai ao estabelecimento, seja de cultura, entretenimento ou diversão, é também saber se posicionar.

“No último Dia dos Pais, quando a gente fez uma campanha de troca de notas fiscais por um cooler com uma gravura do xilogravurista Jota Borges, de Bezerros, conseguimos converter a ação em vendas. Os clientes vieram ao shopping para comprar e trocar as notas de compras por cupons e receber o brinde. Hoje, a gente está com o Labirinto dos Desafios voltado para o público teen, ligado à linha do terror” exemplifica.

Dicas de marketing digital para em está iniciando um negócio

1 – Produza conteúdo relevante ao seu negócio

O primeiro passo para atrair clientes é produzir conteúdo que gere valor aos usuários. Isso atrairá visitantes a seu site, além de te posicionar bem nos mecanismos de buscas como o Google por exemplo. Vá além do catálogo de produtos. Esteja atento às tendências do mercado e entregue algo que gere valor ao clientes.

2- Crie o perfil de seu cliente ideal

Quando você conhece bem seu público alvo, fica mais fácil saber como atingi-lo. Crie uma persona, um cliente imaginário que para você é o perfil médio do público que adquire seus produtos e serviços. Qual a idade média? Quais as dúvidas? Quais os interesses? Criando este perfil, facilitará sua vida na produção de conteúdo, e atrairá mais facilmente pessoas que se encaixam no perfil desejado.

3 – Saiba em qual rede social está o seu público alvo

Caso você não seja uma empresa grande e que possui vários perfis em várias redes sociais diferentes, é necessário que você conheça seu público e qual rede social mais utiliza. Não adianta muito ter presença constante no Twitter, se seu público utiliza mais o Instagram, por exemplo. Assim, procure focar inicialmente na rede social mais popular para seu público alvo.

4 – Tenha continuidade

É ideal para estratégia de marketing digital que você seja consistente nas atividades. Criar conteúdos para o blog e publicações para redes sociais que sigam uma rotina. Além de ser bom para os buscadores, aumenta a confiança do seu público.

5 – Saiba se posicionar da maneira correta

Tratar de assuntos que não tem a ver com a área em que a sua empresa atua atrairá pessoas que não estão interessadas no seu negócio. Para te dar autoridade como referência na sua área, é interessante que você só aborde temas ligados a sua área.

6 – Fique de olho nos resultados

Acompanhar os resultados gerados pelas campanhas que você tem utilizado te dará uma visão de como agir futuramente. Você saberá se deve continuar com as estratégias que está usando, ou se deve mudar a abordagem, por exemplo.

7 – Crie relacionamento com os seus clientes

Um jeito eficaz de fazer sua marca ser lembrada é criando relacionamento com seus clientes. Ajude a tirar dúvidas, acompanhe o que é dito sobre seu negócio e responda as mensagens que são enviadas a sua empresa.

8 – Poste conteúdo fácil de ser lido

Escrevendo conteúdo com uma linguagem simples fará com que seus artigos sejam compreendidos e absorvidos rapidamente. Sempre que possível, escreva textos simples, não tão longos e com imagens para tornar o conteúdo mais dinâmico.

9 – Utilize bem os links patrocinados

Se sua empresa decidir utilizar links patrocinados, procure escolher um grupo de palavras chaves específicos, e que garanta atingir seu público da melhor maneira.

10 – Consolide-se

O marketing digital requer tempo e continuidade. Por isso você deve ter paciência, e não querer que os resultados apareçam da noite para o dia. Claro que não é regra, mas em alguns casos, a simples utilização de alguns destes itens já é possível trazer bons resultados.

Fonte: https://administradores.com.br/

Fonte: G1

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