Calendario IPVA 2024

Tempestade de areia atinge zona rural de CĂĄceres (MT) e dia vira noite na fronteira com a BolĂ­via; veja vĂ­deos

Por Redação em 16/10/2021 às 16:04:14
Segundo climatologista, a tendĂȘncia, com a diminuição das chuvas, é que esse tipo de evento possa se tornar mais comum com o passar dos anos. Tempestade de areia atinge zona rural de CĂĄceres (MT) e dia vira noite na fronteira

Uma tempestade de areia atingiu a zona rural de CĂĄceres, a 250 km de CuiabĂĄ, nessa sexta-feira (15) e fez o céu escurecer no meio da tarde. Moradores das propriedades que ficam na região de fronteira com a BolĂ­via fizeram registros do fenômeno. (Veja vĂ­deo acima)

Segundo os moradores, a nuvem de poeira começou no meio da tarde e foi avançando rapidamente. O vento forte deixou os moradores apreensivos.

Tempestade de areia atinge MT e dia vira noite na fronteira com a BolĂ­via

No outro lado da fronteira, na cidade de San Mathias, na BolĂ­via, moradores também fizeram registros mostrando o céu escurecendo com a tempestade. Segundo os moradores, em questão de minutos, o dia virou noite.

Nas imagens de CĂĄceres (MT), um morador fala que as cinzas e a fumaça deixaram a região toda escura antes de anoitecer. Ele afirma que eram 16h quando o céu escureceu.

Segundo a coordenadora da Defesa Civil de CĂĄceres, Andrelina Magali, a tempestade foi uma mistura de poeira, fumaça e cinzas das queimadas dos Ășltimos dias na região.

"Houve também algumas casas que sofreram destelhamento em algumas regiões. Estivemos na Serra do Mangaval, onde uma famĂ­lia teve uma casa toda destelhada. Mas na Defesa Civil não chegou nenhuma ocorrĂȘncia alarmante, a não ser nessa região rural de fronteira. O cheiro da fumaça era tão forte que chegava aqui na zona urbana", conta.

O temporal chegou logo após a tempestade de areia chegar na fronteira. O climatologista Rodrigo Marques afirma que a tendĂȘncia é que aconteça cada vez mais esse tipo de fenômeno.

"Essas tempestades que são comuns agora no inĂ­cio da estação chuvosa costumam a ter ventos muito fortes. Como nós viemos de dois anos muito secos, os solos estão também mais secos. Em setembro, quando o solo é preparado para o plantio, essas partĂ­culas ficam dispersas, soltas. Quando hĂĄ ventos muito fortes, essas rajadas de vento suspendem as partĂ­culas do solo. A tendĂȘncia, com a diminuição das chuvas, é que esse tipo de evento possa se tornar mais comum com o passar dos anos", explica.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023