Calendario IPVA 2024

O Assunto #177: As vítimas ocultas da Covid-19

Por Redação em 30/04/2020 às 02:05:26

Cemitérios lotados, mortes em casa por causa natural, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave... a cada dia aumentam os indícios de que os números oficiais escondem a realidade de casos de novo coronavírus. Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Paulo Lotufo, epidemiologista, professor da Faculdade de Medicina da USP. Autor de um levantamento sobre a subnotificação de casos, Lotufo detalha as evidências de que o número de casos está abaixo do real. Participa também o médico socorrista Eduardo Fernandes, que trabalha no Samu de Manaus. Em depoimento a Isabel Seta, da equipe de O Assunto, ele relata como é a transferência de pacientes graves para hospitais, em uma cidade onde já não há mais leitos para atender os doentes. Você pode ouvir O Assunto no G1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

O ritmo de transmissão do coronavírus no Brasil está cada vez mais acelerado. É, inclusive, o país com a maior taxa de contágio de todo o mundo, de acordo com pesquisa publicada pela universidade britânica Imperial College. Em Manaus, uma das cidades mais afetadas pela Covid-19, a média de mortes por dia quadruplicou desde o início da pandemia.

E, na realidade, o quadro pode ser ainda pior: a subnotificação pode esconder muitas outras mortes. Uma análise produzida pelo epidemiologista Paulo Lotufo, da USP, com base em dados exclusivos obtidos pelo G1, os óbitos provocados pela pandemia de Covid-19 no município de São Paulo estão na realidade 168% acima do número atribuído oficialmente ao novo coronavírus.

E no Rio de Janeiro, dados de cartórios revelam que o Estado pode ter dobro de mortes por Covid-19 do que o divulgado: até terça-feira (28), eram 738 óbitos registrados, mas o Portal da Transparência do CRC Nacional contabilizava 1.507 pessoas mortas com a doença ou com suspeita. Em todo o Brasil, são pelo menos quatro indicadores de que há mais casos de coronavírus do que o divulgado pelo governo.

Neste episódio, Renata Lo Prete conversa com Paulo Lotufo, que detalha as evidências de que o número de casos está abaixo do real. Participa também o médico socorrista Eduardo Fernandes, que trabalha no Samu de Manaus. Em depoimento a Isabel Seta, da equipe de O Assunto, ele relata como é a transferência de pacientes graves para hospitais, em uma cidade onde já não há mais leitos para atender os doentes.

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Gessyca Rocha, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski e Giovanni Reginato. Nesta semana: Vivian Souza. Apresentação: Renata Lo Prete.

Logo podcast O Assunto - matéria

Comunicação/Globo

O que são podcasts?

Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.

Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia...

Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça - e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Initial plugin text

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023