Calendario IPVA 2024

30 de abril, quinta-feira

Por Redação em 30/04/2020 às 03:05:26

Cemitérios lotados, mortes em casa e a escalada de internações por síndrome respiratória: são muitas as evidências que apontam para a subnotificação dos números da Covid-19 no Brasil. O episódio de hoje do podcast O Assunto destrincha os indícios de vítimas ocultas da pandemia. Só em Manaus o número de mortes pode ser até sete vezes maior. Em São Paulo, 12 cidades da região metropolitana não têm leito de UTI nas redes pública e privada. Juntas, elas somam 364 casos e 33 óbitos. O Fato ou Fake chega a 150 checagens sobre o coronavírus e lista as mais acessadas. E confira as lives desta quinta.

O Assunto

As vítimas ocultas da Covid-19. Cemitérios lotados, mortes em casa, internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave... a cada dia aumentam os indícios de que os números oficiais subestimam muito a realidade da pandemia. No episódio, Renata Lo Prete conversa com Paulo Lotufo, epidemiologista, professor da Faculdade de Medicina da USP. Autor de um levantamento sobre a subnotificação na cidade de São Paulo, Lotufo detalha as evidências de que o número de casos é muito superior ao dos boletins oficiais. Participa também o médico socorrista Eduardo Fernandes, que trabalha no Samu de Manaus. Em depoimento a Isabel Seta, da equipe de O Assunto, ele relata como é a transferência de pacientes graves para hospitais, em uma cidade onde já não há mais leitos. Ouça:

Grande SP

Coronavírus: Cidades da Grande São Paulo não têm leitos de UTI na rede pública ou privada

Aparecido Gonçalves / G1

Das 39 cidades que compõem a região metropolitana de São Paulo, 12 não têm nenhum leito de UTI adulta, tanto na rede pública quanto no sistema privado. Não possuem leitos do tipo os municípios de Biritiba-Mirim, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Pirapora do Bom Jesus, Rio Grande da Serra, Salesópolis, Santana de Parnaíba, São Lourenço da Serra e Vargem Grande Paulista.

Juntas, as 12 cidades somam 825 mil habitantes, segundo o IBGE, e 364 casos de coronavírus, de acordo com dados da Secretaria Estadual da Saúde. Essas cidades já tiveram 33 óbitos registrados por exames laboratoriais - em duas delas, todos os casos confirmados de Covid-19 são de óbitos.

Manaus

21 de abril: vista aérea do sepultamento em massa de vítimas de Covid-19 no cemitério do Parque Tarumã, em Manaus.

Michael Dantas / AFP Photo

Com subnotificação de casos em Manaus, mortes por Covid-19 pode ser até sete vezes maior. Em uma semana, mais de 200 pessoas foram sepultadas por óbito sem causa determinada, além de 395 por síndromes respiratórias ou suspeita de coronavírus.

Rio de Janeiro

Número de enterros no Rio aumenta mais de 40% em relação ao mês de abril do ano passado. Entre os dias 1 e 28 de abril, os cemitérios de Inhaúma, Jacarepaguá, São João Batista, Irajá e Campo Grande somaram 2.539 sepultamentos. No mesmo período do ano passado foram 1.780.

Saúde do RJ inicia pesquisa sobre imunidade da população ao novo coronavírus

Fato ou Fake

#FATO ou #FAKE: as checagens mais acessadas sobre o Coronavírus

Fato ou Fake chega a 150 checagens sobre o coronavírus. Equipe fez a verificação de quase duas mensagens por dia nos últimos 3 meses. Desde o início da pandemia, áudios, vídeos e textos falsos têm circulado na web. Curas milagrosas, informações mentirosas sobre o isolamento social e fotos antigas tiradas de contexto se destacam. Saiba quais são as mais acessadas.

Todas as checagens podem ser conferidas no site: https://g1.globo.com/fato-ou-fake/coronavirus/

Testes rápidos

Anvisa libera venda de testes para coronavírus em farmácias; decisão preocupa especialista

Testes rápidos do coronavírus: tire dúvidas sobre a venda em farmácias, qual uso indicado e o que se sabe sobre a eficácia. Resultados saem depois de 10 a 30 minutos, e só poderão ser feitos com o acompanhamento de um profissional.

Lives desta quinta-feira

Pabllo Vittar, Matheus e Kauan e Chitãozinho e Xororó estão entre os destaques de lives desta quinta-feira (30)

Divulgação

Hoje tem Chitãozinho e Xororó, Pabllo Vittar, Matheus & Kauan, banda Eva, Luiza Possi, Mallu Magalhães e Filipe Ret. Veja horários.

Devassa Tropical Ao Vivo

Mallu Magalhães, Liniker e os Caramelows e Chico César são atrações do festival Tropical ao Vivo

Marcelo Brandt/G1, Diego Baravelli/G1, José de Holanda/Divulgação

O evento Devassa Tropical Ao Vivo reúne oito festivais independentes de música, que apresentam 34 atrações em quatro dias de lives, a partir de hoje. Os festivais Se Rasgum (Belém), Do Sol (Natal), Radioca (Salvador), Guaiamum Treloso Rural (Recife), Bananada (Goiânia), We Hoo (Recife), Sarará (Belo Horizonte) e Carambola (Maceió) participaram da curadoria dos artistas que cantam de suas casas. Estão programados oito shows por dia em lives que começam às 17h no YouTube. Mallu Magalhães e Lia de Itamaracá estão entre os destaques desta quinta. Veja a programação.

Curtas e Rápidas - Coronavírus:

Empreendedores de moda e gastronomia do Rio criam feira online para vender produtos para o Dia das Mães

Abrigos de animais do RJ enfrentam dificuldades para manter estrutura durante pandemia

Rainha de bateria de SP testa positivo para Covid-19 e relata 'versão leve' da doença

Isolamento faz gigantes de tecnologia liberarem aplicativos e lançarem funções novas: veja o que mudou

'Legends of Runeterra' leva heróis de 'LoL' a jogo de cartas para celulares e computadores

Blog do Altieres Rohr: hackers precisam invadir o celular ou computador para clonar cartões de crédito?

EUA usam agentes para saber com quem estiveram os infectados por Covid-19; entenda como funciona o rastreamento de contato

Blog da Mariza Tavarez: médico alerta para a necessidade de suplementação de vitamina D na quarentena

Desemprego

Saem hoje os dados de março sobre o desemprego no Brasil. No trimestre encerrado em fevereiro, a taxa de desemprego subiu para 11,6%, atingindo 12,3 milhões de pessoas.

Assinei a redução da jornada, mas não me deram comprovante do acordo. Isso é legal?

Contas do setor público

Banco Central divulga o resultado de março e do primeiro trimestre das contas do setor público consolidado, que englobam governo, estados, municípios e empresas estatais. Em fevereiro foi registrado um déficit primário de R$ 20,901 bilhões.

Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023