Calendario IPVA 2024

TCU compartilha com TSE apuração sobre gastos com passeios de moto de Bolsonaro

Por Redação em 08/10/2021 às 11:23:38

Dados serão incluĂ­dos no inquérito em andamento no TSE que, entre outras coisas, investiga o presidente por suspeitas de abuso de poder econômico. Camila Bomfim: TCU compartilha com TSE apuração de gastos com "motociatas"



O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Raimundo Carreiro enviou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a Ă­ntegra das apurações e fiscalizações que correm na Corte sobre os passeios de moto que contaram com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Os dados serão incluĂ­dos em um inquérito em andamento no TSE que investiga condutas do presidente (veja mais abaixo).

Bolsonaro participou das chamadas "motociatas" em vĂĄrias cidades do paĂ­s, entre elas, BrasĂ­lia, Rio de Janeiro e São Paulo. Além de provocar aglomeração durante a pandemia, os eventos também demandaram gastos com a mobilização de aeronaves oficiais, helicópteros, batedores, combustĂ­vel e diĂĄrias para os agentes da segurança presidencial.

Em junho deste ano, a CPI da Covid pediu ao TCU que abrisse uma investigação para apurar os gastos da União com os passeios de moto.

A fiscalização foi iniciada e, em julho, foi autorizada a coleta de informações no Gabinete de Segurança Institucional da PresidĂȘncia da RepĂșblica (GSI) e na Secretaria-geral da PresidĂȘncia, procedimento chamado de "inspeção", que faz parte da fiscalização do TCU sobre os gastos com as chamadas "motociatas".

O Ministério PĂșblico Eleitoral pediu o compartilhamento das informações apuradas pelo TCU e o ministro Raimundo Carreiro, relator do caso, enviou a Ă­ntegra do material ao corregedor do TSE, ministro Luis Felipe Salomão.

Segundo fontes do tribunal confirmaram à Globonews, o envio das informações é o passo que antecede a investigação formal do tribunal sobre esse gasto de dinheiro pĂșblico, que pode caracterizar abuso de poder econômico.

No ofĂ­cio, Carreiro envia "cópia integral" e informa que essa fiscalização foi colocada em pauta no TCU no dia 29 de setembro, no entanto, a anĂĄlise do caso foi suspensa por um pedido de vista do ministro Vital do RĂȘgo.

As informações sobre a fiscalização feita pelo TCU sobre os gastos do governo com os passeios de moto de Bolsonaro são sigilosas. Os dados serão incluĂ­das na investigação que corre no TSE contra o presidente que, apura:

- abuso de poder econômico e polĂ­tico

- uso indevido dos meios de comunicação social

- corrupção

- fraude

- condutas vedadas a agentes pĂșblicos

- propaganda extemporânea (antecipada), em relação aos ataques contra o sistema eletrônico de votação e à legitimidade das eleições de 2022.



Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023