Calendario IPVA 2024

Morcego pesa menos que uma moeda de R$ 1 e é considerado o mamífero mais leve do Brasil

Por Redação em 05/10/2021 às 09:48:38

'Furipterus horrens' é um morcego considerado vulnerável na lista de ameaçados do Brasil; espécie vive principalmente em cavernas.


Abra a sua carteira ou procure uma moeda no fundo do bolso da calça. Não importa que ela seja de cinco, dez, vinte e cinco, cinquenta centavos ou até mesmo um real. Acredite, todas elas são mais pesadas que o morcego Futuripterus horrens que pesa entre três a quatro gramas, sendo considerado o mamífero mais leve do Brasil.

A pequena espécie de morcego apresenta um comprimento corporal de apenas quatro centímetros, com o antebraço medindo cerca de 3,5 centímetros. A pelagem possui tons acinzentados a quase pretos, com os pelos da cabeça longos e espessos.

"Ele faz parte da família Furipteridae , que conta com apenas duas espécies: Amorphochilus schnablii e Furipterus horrens. A família é praticamente restrita à América do Sul, com a Furipterus horrens ocorrendo na América Central até o sul do Brasil", explica o mastozoologo e professor da Universidade de Viçosa, Guilherme Garbino.


Morcego mede cerca de quatro centímetros, com o antebraço de 3,5 centímetros. — Foto: Juan Carlos Mena
Morcego mede cerca de quatro centímetros, com o antebraço de 3,5 centímetros.


A espécie foi descrita, como um novo gênero e nova espécie, pelo zoólogo francês Georges-Frédéric Cuvier em 1828.

Ainda segundo o pesquisador, a espécie pode ser encontrada em todas as regiões do país, mas geralmente é registrada em áreas que possuem cavernas ou outras cavidades rochosas, como em Carajás, no Pará, e no PETAR, em São Paulo. Principalmente por conta do hábito cavernícola é considerada vulnerável na lista de ameaçadas do Brasil.

Quando o assunto é comida, o Furipterus horren, até onde se sabe, prefere se alimentar dos lepidópteros (grupo das borboletas e mariposas), em especial mariposas. Ainda há pouca informação sobre a espécie, mas Garbino afirma que fêmeas reprodutivas foram observadas em janeiro e fevereiro, sugerindo uma reprodução no verão.


Apesar de ocorrerem principalmente em cavernas, a espécie também pode habitar ocos de árvores em decomposição e construções humanas como túneis e casas. — Foto: Roberto Novaes
Apesar de ocorrerem principalmente em cavernas, a espécie também pode habitar ocos de árvores em decomposição e construções humanas como túneis e casas.


O nome da espécie em inglês é "thumbless bat" (morcego sem dedão), já que externamente ele aparenta não possuir dedão na mão, pois esse dedo fica encoberto pela membrana da asa.

Assim como acontece com todos os mamíferos, os filhotes precisam da amamentação e do cuidado parental. Mas, se a fêmea da espécie chega a pesar de cerca de 4 gramas, quanto pesa um recém-nascido da espécie?

"Nasce apenas um filhote por gestação e não temos dados de peso dos recém-nascidos, mas foram registrados jovens (que já conseguiam voar, mas eram provavelmente lactentes ainda) com 2,4 g. Os filhotes de morcegos podem nascem com até 25% do peso da mãe", cita o professor.


Espécie ocorre em todas as regiões do Brasil. — Foto: Juan Carlos Mena
Espécie ocorre em todas as regiões do Brasil.


Ele conta ainda que o filhote fica aderido à mãe em posição inversa ao corpo dela. Ou seja, a mãe fica de ponta cabeça como a maioria dos morcegos e os filhotes ficam com a cabeça para cima. O fato da fêmea precisar carregar o filho nas primeiras semanas e também amamentar pode ser uma explicação para elas serem maiores que os machos, que pesam até 3,6 gramas.

A longevidade da espécie ainda é desconhecida, mas normalmente os morcegos chegam a viver mais de 15 anos. O recorde de 41 anos fica para a espécie européia Myotis brandti .


Fonte: G1

Comunicar erro
Radio Jornal de Caceres
InfoJud 728x90
Combate a dengue 2023