Determinação faz parte do decreto da PBH, divulgado nesta segunda-feira (23). De acordo com o decreto, os fones devem ser individuais. Este é compartilhado na empresa, segundo a funcionária.ReproduçãoA partir de hoje (23), as empresas de telemarketing e call center com mais de 10 funcionários devem manter apenas a metade da equipe em regime de trabalho presencial. De acordo com o decreto da prefeitura de Belo Horizonte, "as posições de atendimento" devem ser reduzidas em 50%. O decreto ainda prevê algumas medidas que devem ser adotadas pelas empresas para prevenção contra o coronavírus: manter a distância entre os funcionários de no mínimo 2 metros entre cada estação de trabalho- manter a distância entre os funcionários de no mínimo 2 metros entre cada estação de trabalho;usar, preferencialmente, postos de atendimento individuais, sem compartilhamento por vários funcionários nos demais turnos e horários; disponibilizar fones e microfones individuais usados no atendimento, sendo proibido compartilhar os equipamentos;realizar a higienização das instalações e dos equipamentos a cada troca de turno; manter sabão e toalhas de papel nos lavatórios e dispensados de álcool em gel 70%; retirar os bebedouros e disponibilizar copos individuais para os trabalhadores; afastar temporariamente gestantes, lactantes, pessoas com mais de 60, pessoas com doenças crônicas ou aquelas que tem parentes com doenças crônicas na mesma casa.O decreto foi publicado depois que funcionários de duas empresas de telemarketing com unidades em Belo Horizonte denunciaram as condições de trabalho ao G1. Em fotos e videos eles mostraram galpões lotados de trabalhadores fazendo atendimento telefônico lado a lado. Hoje, primeiro dia do decreto, o G1 recebeu novas denúncias. Uma funcionária da empresa AeC disse que a empresa liberou gravidas e maiores de 60, mas ainda assim tem muita gente trabalhando, por isso, muita gente está sentando perto ainda. " Eu por exemplo estou sentada ao lado da minha colega de trabalho e não tem saída de ar". Ela disse ainda que os equipamentos não são individuais. " Muitas pessoas aqui no setor usam o mesmo fone"O G1 procurou a empresa AeC, que tem 4 unidades em Belo Horizonte. Por nota, a empresa informou que 50% dos trabalhadores estão em regime de home office e que estão mantendo a distância de mais de 1,5 metro entre os profissionais. A empresa também informou que todos os funcionários do grupo de risco estão em casa e que adotou as seguintes medidas: Disponibilidade de álcool gel em todas as suas unidades com campanha de conscientização e prevenção.Divulgação palestras virtuais com profissionais da saúde Aumento da frequência de limpeza de todas as suas instalações Isolamento das saídas de água nos bebedouros ;Medição da temperatura dos colaboradores para explorar potenciais casos suspeitosEsterilização completa do ambiente durante a madrugadaRedução do número de cadeiras nas lanchonetes internas.Distribuição de kits individuais de higienização.Segundo o decreto da prefeitura de Belo Horizonte, daqui a 30 dias serão suspensas todas as atividades de teleatendimento presenciais nas empresas, com possibilidade de continuidade do serviço pelos funcionários em regime de teletrabalho.
G1